quarta-feira, 4 de outubro de 2017

ESSA GENTE INCÔMODA - Preconceito da Revista Veja e o comentário de Asaph Borba


Por J.R. Guzzo - VEJA 4/10/2017

Quem é contra a liberdade de religião no Brasil? Mais gente do que você pensa, com toda a certeza, embora quase ninguém vá dizer isso em público, é claro — provavelmente não dirá nem mesmo no anonimato de uma pesquisa de opinião. Mas é preciso ser realmente muito bobo, ou muito hipócrita, para achar que está tudo em ordem com a liberdade religiosa no Brasil quando as nossas classes mais altas, que também se consideram as mais civilizadas, sentem tanto desprezo, irritação e antipatia pela religião que mais cresce no país.

Trata-se da "fé evangélica", como se chama, para simplificar, a vasta constelação de igrejas, seitas e cultos de origem protestante que nas estatísticas já reúnem um terço da população brasileira — e na vida real podem estar além disso.

Esse povo, em grande parte do "tipo moreno", ou "brasileiro", vem sendo visto com horror crescente pela gente bem do Brasil. Sabe-se quem são: os mais ricos, mais instruídos, mais viajados, mais capacitados a discutir política, cultura e temas nacionais. São geralmente descritos como esclarecidos, liberais, intelectuais, modernos, politizados, sofisticados e portadores de diversas outras virtudes. Toda a esquerda nacional, por definição, está aí dentro. Também estão todos os que são de direita ou de centro — desde que não se misturem com o povo brasileiro.

CONTINUE LENDO NO BLOG DE ORIGEM DO AMIGO E PASTOR JUBER DONIZETE:

3 comentários:

  1. Sou evangélico, professor doutor de uma universidade federal, no penúltimo degrau mais elevado da carreira. Já fui ateu. Nada disso porém é suficiente para indicar a alegria e confiança que sinto em saber que temos um Deus que nos ama e que revelou tudo que tinha a nos dizer através de Cristo Jesus. Quero falar sobre o que é o foco real do que foi postado acima. Acho que o jornalista foi muito mal interpretado pelo pastor que respondeu à sua matéria. A matéria tem um estilo tão depurado que aqueles que a lêem apressadamente não percebem que o jornalista critica não os evangélicos, mas aqueles que se acham elite e estiveram/estão no poder mais à esquerda. Sobre o que se faz com o dízimo não é de se condenar quem só vê pelo lado do mau uso do mesmo, que, como dito na matéria, é fato em alguns lugares. devemos reler a matéria e dissociar, sim aqueles que buscam uma vida com Deus manifesta naquilo que faz e nos seus relacionamentos. É bem fato que o jornalista não disfarça, numa leitura também atenta que é elitista, assim como os que ele próprio critica.

    ResponderExcluir
  2. Sou evangélico, professor doutor de uma universidade federal, no penúltimo degrau mais elevado da carreira. Já fui ateu. Nada disso porém é suficiente para indicar a alegria e confiança que sinto em saber que temos um Deus que nos ama e que revelou tudo que tinha a nos dizer através de Cristo Jesus. Quero falar sobre o que é o foco real do que foi postado acima. Acho que o jornalista foi muito mal interpretado pelo pastor que respondeu à sua matéria. A matéria tem um estilo tão depurado que aqueles que a lêem apressadamente não percebem que o jornalista critica não os evangélicos, mas aqueles que se acham elite e estiveram/estão no poder mais à esquerda. Sobre o que se faz com o dízimo não é de se condenar quem só vê pelo lado do mau uso do mesmo, que, como dito na matéria, é fato em alguns lugares. devemos reler a matéria e dissociar, sim aqueles que buscam uma vida com Deus manifesta naquilo que faz e nos seus relacionamentos. É bem fato que o jornalista não disfarça, numa leitura também atenta que é elitista, assim como os que ele próprio critica.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o seu comentário posado acima.
    Veja o meu comentário sôbre o mesmo assunto no post abaixo:

    http://www.pointrhema.com.br/2017/10/cgadb-responde-ao-artigo-essa-gente.html

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...