segunda-feira, 18 de junho de 2018

Igreja evangélica progressista faz cultos dentro de bar - COMENTO A NOTÍCIA


"Quero poder adorar Deus sem doutrina de isso ou aquilo", afirma fiel.

Com o nome de "Nossa Igreja Brasileira", os cultos dessa igreja de linha batista são realizados dentro da Casa Porto, um bar no Largo São Francisco da Prainha, região portuária do Rio de Janeiro.
Os cerca de 20 fiéis reúnem-se sob a liderança do pastor Marco Davi, 52 anos, há cerca de dois meses. Antes de chegar no bar, a igreja teve como embrião uma reunião na Igreja Batista Memorial da Tijuca, em 20 de novembro do ano passado, Dia da Consciência Negra. Depois, passou a fazer cultos no Instituto de Pesquisa das Culturas Negras (IPCN), passando por um outro bar, na Lapa. Atualmente na Zona Portuária, seu púlpito traz mensagens focadas na fé e em questões sociais, num viés de valorização dos negros.
"Na nova terra, o negro não vai ter corrente e o nosso índio vai ser visto como gente; na nova terra, o negro, o índio e o mulato, o branco e todos vão comer no mesmo prato", diz um dos cânticos entoados ao som de violão e batucadas no atabaque.
O pastor Marco explica um pouco sobre sua proposta:
"Não é exatamente uma proposta de uma igreja negra, não queremos polarizar, mas, como 80% dos nossos ritmos são de origem africana, isso acaba atraindo muitos negros. E o nosso discurso é progressista também, fala dos ancestrais e da questão da mulher, o que não é comum nas igrejas evangélicas. Nosso desejo é que a cultura brasileira seja a nossa identidade".
Ele conta que foi criado na Igreja Batista no interior do RJ, mudou-se para a capital aos 18 anos, onde cursou o seminário. Mas foi durante um congresso de evangelização em Minas Gerais, em 2003, que passou a questionar por que os negros não "apareciam" nas igrejas evangélicas.
"Onde eu cresci o pecado era preto, e os ritmos africanos eram demonizados. Ao mesmo tempo, a teologia negra estava crescendo no Brasil, mas eu nunca tinha entrado nela de cabeça", explica o pastor.
O dono da Casa Porto, Raphael Vidal, participou de alguns cultos e diz ter gostado muito do que viu: "Conheci o pastor quando ele estava numa mesa, bebendo, comendo, e curtindo um samba. Já estive presente duas vezes como ouvinte e gostei muito da perspectiva dele da leitura da Bíblia. Vi uma oficina de abayomi [bonecas africanas] e fiquei surpreso".
A opção da igreja pelo espaço boêmio se justifica pelo valor cobrado por Vidal, o aluguel do espaço é simbólico. São apenas R$ 100 por reunião, dinheiro que ajuda a pagar a faxina pós-orações.
"Sem doutrina"
Durante cultos os engradados de cerveja e demais bebidas são levados para uma sala ao lado. No espaço onde costumam ocorrer os shows da Casa Porto, quando a igreja se reúne são oferecidos café, biscoitos e bolo de fubá. Depois do encerramento da reunião os fiéis são livres para ficar e participar das festas promovidas no bar.
A teologia mais progressista de Marco atrai fiéis como a professora Evelyn da Luz, de 37 anos. Ela deixou de frequentar sua antiga igreja por buscar "maior liberdade". O motivo de ter mudado de congregação foi as críticas que recebeu nas redes sociais de uma pastora da igreja, após Evelyn postar uma foto onde aparecia pulando carnaval.
A professora, e sua filha de 8 anos, estão felizes na nova denominação. "Passei por situações desagradáveis e postei essa foto porque queria celebrar a vida. Fiquei super mal com o ataque. Uma amiga entrou em contato comigo, tomamos um café, e ela falou do início dessa igreja. Eu quero poder adorar Deus sem doutrina de isso ou aquilo. Agora me sinto muito bem com os irmãos que compartilham da mesma opinião que eu", explica.
Com informações de O Globo via Gospel Prime
MEU COMENTÁRIO
Se o amigo leitor deste singelo blog ficou em dúvida com as palavras do pastor da "Igreja" acima, bem como de seus fiéis, saiba que isso é tudo que o inimigo quer, banalizar a graça de Jesus Cristo, e fazer com que os homens aceitem a Cristo, mas não a Sua Palavra.
Somos salvos pela graça, por meio da fé (Ef 2.8). Isto pode parecer, à princípio, que a nossa salvação independe do nosso comportamento. No entanto, quando Deus salvou o homem, o fez com o propósito de, não somente livra-lo da condenação eterna, mas também, de resgatá-lo do pecado e apresentá-lo apto para o seu serviço e para adoração.
Talvez por causa deste pensamento na igreja romana é que Paulo argumentou:
"...Permaneceremos no pecado, para que a graça seja mais abundante?" (Rm 6.1). E respondeu em seguida: "De modo nenhum! Nós que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?" (Rm 6.2).
Veja o que diz a Bíblia Sagrada: 
"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" - Romanos 12: 1,2
"Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; (...) Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguidoMas rejeita as fábulas profanas e de velhas, e exercita-te a ti mesmo em piedade; Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir. Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação; Porque para isto trabalhamos e somos injuriados, pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis. Manda estas coisas e ensina-as. Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.(...) Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem." - 1 Timóteo 4:1-16
"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele." - João 14:21
"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." - 2 Coríntios 5:17
"Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor." - Gálatas 5:13
"Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus." - Gálatas 5:19-21
"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." - Gálatas 2:20

Como é que não pode ter doutrina isso e aquilo? Vigiemos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...