sábado, 11 de abril de 2020

Cristãos presos no Irã são libertados por causa da pandemia


Grupos de defesa dos direitos humanos pedem a libertação de todos os presos políticos e religiosos já que as prisões são potencial foco do coronavírus

Seis cristãos estão entre os mais de 54 mil prisioneiros libertados sob custódia no Irã na semana passada, como parte dos esforços para limitar a disseminação do coronavírus, informa o Artigo 18.
A instituição já noticiou a libertação antecipada do cristão assírio-iraniano Ramiel Bet-Tamraz e a libertação sob fiança da cristã Fatemeh (Mary) Mohammadi na quarta-feira da semana passada. Outro cristão convertido que não pode ser identificado também foi libertado naquele dia.
Outra entidade de defesa cristã, a Christian Solidarity Worldwide (CSW) comemorou a libertação de outros dois prisioneiros iranianos. O pastor Amin Khaki e Rokhsare Ghanbari foram libertados como parte da estratégia do governo iraniano de reduzir as taxas de infecção por Covid-19 na população carcerária.
O pastor Amin foi preso em 2017 e mais tarde foi acusado de "espalhar propaganda contra a República Islâmica do Irã". Em março de 2019, ele foi condenado a 14 meses de prisão.
Mahrokh Kanbari (Rokhsare Ghanbari) foi presa por agentes do Ministério da Inteligência em Em julho de 2019, e enfrentou acusações semelhantes. A cristã acabou condenada a um ano atrás das grades em julho de 2019.
A CSW acredita que Ghanbari foi alvo simplesmente porque frequentou uma igreja doméstica. O caso de Ghanbari chegou às manchetes em agosto do ano passado quando o vice-presidente dos EUA, Mike Pence ao Twitter para defender em seu nome, escrevendo: "Estou chocado ao ouvir relatos de que os governantes despóticos do Irã puniram mais uma mulher cristã por exercer sua liberdade de culto".
Em resposta ao anúncio do regime iraniano, o presidente-executivo da CSW, Mervyn Thomas, disse: "Congratulamo-nos com a libertação desses dois cristãos inocentes, que foram presos simplesmente por adotar a fé de sua escolha. Seu direito a isso está consagrado no Pacto Internacional sobre Civil e Direitos políticos dos quais o Irã faz parte. Apelamos ao governo iraniano para que encerre a criminalização da conversão e libere imediatamente todos os prisioneiros de pensamento, consciência, religião e crença durante esta emergência de saúde pública."
Grupos de defesa dos direitos humanos pedem a libertação de todos os presos políticos há semanas, observando que as prisões na China, onde o vírus surgiu pela primeira vez, se tornaram um foco da doença.
O Relator Especial da ONU sobre o Irã destacou em seu relatório mais recente que as prisões superlotadas do país são uma "fonte de infecções e problemas de saúde" e a "disseminação de doenças infecciosas e transmissíveis".
Fonte: CPAD News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...