sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Igreja acusada de “LGBTfobia” por organizar workshop sobre família e sexualidade

Uma igreja evangélica da região de Castellón (Leste da Espanha ) cancelou uma série de oficinas sobre família e sexualidade depois que o lobby LGBT na região denunciou na mídia a suposta "LGBTfobia" da igreja.

A igreja La Roca (A Rocha) na cidade de Vinaroz, conhecida por seu experiente trabalho de apoio aos marginalizados, foi denunciada no jornal nacional espanhol El Mundo pelo grupo Castelló LGBTI , cujo porta-voz disse que as negociações planejadas "vão contra os LGBT e leis trans em nossa região", referindo-se à legislação implementada nos últimos anos para defender as pessoas LGBT.

O grupo também afirmou ter descoberto supostas "citações LGBTfóbicas e machistas" em pregações enviadas pela igreja em suas plataformas audiovisuais.

As opiniões expressas pela Igreja, disse o grupo LGBT, "não podem ser consentidas porque o discurso de ódio não é apenas um flagelo social, mas um prelúdio de crimes". Castelló LGBTI prosseguiu dizendo que trazem a igreja e suas associações às autoridades regionais para que "as ações necessárias sejam tomadas" pela administração. A legislação regional inclui multas de até 120.000 euros, bem como a perda de subvenções do Estado para organizações que violam os direitos LGBT.

Igreja defende "respeito" e direito de falar

Após a reação inesperada, a liderança da igreja La Roca Vinaroz decidiu cancelar as oficinas, que abordavam especificamente os temas de educação, paternidade responsável e identidade sexual, e foram inicialmente planejadas para serem abordadas por dois palestrantes convidados em um ambiente de igreja.

A Igreja deixou claro que "o que nos move não é o ódio ou o sectarismo, mas dois grandes mandamentos para todos os cristãos: amar a Deus e amar o próximo como a nós mesmos", acrescentando que a comunidade cristã é "bem conhecida em Vinaroz" por sua ação de justiça social em áreas como distribuição de alimentos e reabilitação da dependência de drogas.

Lamentaram que alguém se ofendesse com as atividades e defenderam sua visão cristã do casamento, "uma união heterossexual, monogâmica e permanente". Isso "pode não ser aceito por todos em nossa sociedade hoje", mas "nós respeitamos a liberdade de nossos concidadãos de expressar suas opiniões, divulgar suas ideias e ensiná-las", e "também defendemos o mesmo direito e respeito para todos, inclusive para esta igreja".

Aliança Evangélica Espanhola

A igreja La Roca tem um bom relacionamento com outras comunidades evangélicas na região de Castellón e em toda a Espanha, e buscou o apoio de outras organizações para lidar com o conflito inesperado.

Entre eles, estava a Aliança Evangélica Espanhola (AEE), que defendeu as liberdades fundamentais de expressão, culto e religião, chamando a pressão sobre a igreja em Vinaroz de "autoritária" e "antidemocrática".

Acusar os cristãos de "discurso de ódio" não deve ser usado para silenciar "aqueles que simplesmente têm algo diferente".

O grupo LGBT, ao tentar intimidar a igreja, age com "dogmatismo, desrespeito pelos direitos fundamentais", afirma a AEE em comunicado, "tudo isso não tem nada a ver com progresso e com uma sociedade aberta e tolerante".

"Não é novidade" que os evangélicos sejam acusados ​​de ser "hereges" e um "flagelo social", lembra a AEE, já que em outros contextos históricos a ética dos evangélicos espanhóis também foi vista como problemática pelos "detentores do poder".

"Discordar de como a sexualidade é entendida em nenhum caso significa deixar de respeitar os outros (…) As relações na sociedade tornam-se muito conflituosas se este princípio básico não for compreendido", acrescentam abordando a questão da tolerância.

"As ideias se contrapõem às ideias e não podem ser esmagadas com ameaças e coerção" , acrescentou a organização evangélica mais antiga da Espanha. Exortou todos os cidadãos a não deixarem o "medo" restringir o seu direito de falar abertamente, acrescentando que tais campanhas de pressão contra as igrejas "não são uma ameaça à liberdade de pensamento e de expressão da comunidade evangélica, mas uma ameaça às liberdades de todos".

Fonte: Folha Gospel com informações de Evangelical Focus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...