domingo, 19 de dezembro de 2021

Alemanha pode renomear rua em homenagem a Martinho Lutero por antissemitismo


Cerca de cem ruas e praças de Berlim, capital da Alemanha, podem ser renomeadas para não homenagear as figuras alemãs que tinham opiniões antissemitas, concluiu um estudo encomendado pelo Senado do Estado de Berlim.

Um grupo de pesquisa liderado pelo cientista político Felix Sassmannhausen disse que há 290 lugares públicos na capital da Alemanha cujos nomes se referem a personalidades históricas ligadas ao ódio aos judeus.

Em dois terços dos casos listados, o estudo afirma que a renomeação poderia ser evitada se uma explicação "contextualizada" dos sinais fosse oferecida ao público.

Entre as ruas que devem ser revistas está a Rua Martinho Lutero, que leva o nome do reformador alemão do século XVI. "Martinho Lutero escreveu escritos antijudaicos e foi influente na disseminação do antijudaísmo de motivação cristã", diz o documento.

Outras ruas e praças que homenageiam figuras conhecidas que o relatório recomenda revisar incluem aquelas que se referem ao compositor Richard Wagner, aos contadores de histórias Irmãos Grimm ou ao primeiro chanceler da Alemanha Ocidental, Konrad Adenauer, entre outros.

O comissário berlinense para o antissemitismo, Samuel Salzborn, disse que o ano de Lutero em 2017 foi uma chance perdida de examinar melhor as opiniões antissemitas do teólogo. "Gostaria muito de ver o problema [o antissemitismo de Lutero] abordado de forma mais intensa", afirmou.

Para Sassmanhausen, a discussão em torno da nomenclatura das ruas não é uma questão de "endereços onde vivemos", mas uma questão mais profunda de "visões sociais impressas em nossas placas" que não deveriam mais ser aceitas na cultura de hoje.

Folha Gospel com informações de Evangelical Focus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...