segunda-feira, 26 de março de 2018

Enquanto igrejas tradicionais fecham as portas, as pentecostais florescem na Europa

Alpha Church em Londres

Cristianismo na Europa: Igrejas tradicionais fecham as portas mas as pentecostais florescem


O cristianismo no Reino Unido está experimentando uma grande mudança. Enquanto igrejas mais antigas e tradicionais estão fechando as portas, grupos pentecostais e carismáticos tem visto um caminho aberto para atrair pessoas para a fé.

Nos últimos seis anos, 168 templos da Igreja da Inglaterra (também denominada como Igreja Anglicana) fecharam as portas, junto com 500 Igrejas Metodistas e 100 Igrejas Católicas, de acordo com o site Religion News Service.
Por outro lado, para cada Igreja Anglicana foi fechada nos últimos seis anos, mais de três igrejas pentecostais tomaram seu lugar, de acordo com uma análise feita pelo jornal The Times de Londres.

A igreja pentecostal é considerada como uma das linhas do cristianismo que mais crescem no mundo, com uma estimativa de 500 milhões de seguidores. Ao contrário das igrejas mais antigas da Europa, a pentecostais tem atraído pessoas de todas as idades e raças.

"Estou otimista em ver esta nação voltando para Deus", disse o pastor Agu Irukwu, da igreja Redeemed Christian Church of God. O grupo pentecostal, fundado na Nigéria, agora tem cerca de 600 congregações em toda a Inglaterra.

"Há um século, a face do cristianismo europeu poderia ter sido rotulada como branca, mas agora ela está cada vez mais colorida", disse Israel Olofinjana, um ministro nigeriano nascido em Londres.

Hillsong Church de Londres
Uma dos maiores atrativos dentro das igrejas pentecostais é a atmosfera mais "animada". A Hillsong Church de Londres, por exemplo, realiza quatro cultos todos os domingos, com a participação de 8 mil pessoas no teatro Dominion.

As novas igrejas também servem como refúgio para os cristãos imigrantes do leste da Europa, sobretudo na Polônia, onde o catolicismo é a religião predominante.

"Houve uma mudança sísmica", disse Robert Beckford, professor de teologia na Canterbury Christ Church University. "O cristianismo na Grã-Bretanha se tornou muito mais etnicamente diverso, como resultado da migração da África Ocidental, Europa Oriental e, até certo ponto, da América Latina".

Ao ler matéria neste blog sôbre estudo capitaneado por Bullivant acerca do esfriamento do cristianismo entre os europeus natos, (VEJA AQUI) o Apóstolo Ernani Robertson Lara, líder da Alpha Church, missionário brasileiro em Londres, assim se manifestou na rede social Facebook:

Ap. Ernani Lara
"Este foi um estudo efetuado com vista ao público católico romano em relação aos anglicanos. As Igreja Católicas estão vazias, mas apesar disso, elas são hoje ocupadas por igrejas Neo-pentecostais, assim como as Anglicanas, são usados por igrejas de várias nações. É difícil você encontrar um templo sem uso em toda região de Londres, é comum haver no mesmo local cultos evangélicos de várias etnias, existem igreja evangélicas, com mais de 25000 membros, teatro aos domingos são usados para realização de cultos pentecostais, cinemas, salões de festas em hotéis, centros comunitários em geral, todos ocupados por grupos evangélicos. Ha igrejas que realizam até 5 cultos por Domingo. Enfim, o evangelho de Cristo está muito vivo na Inglaterra e eu faço parte dele, no prédio onde realizo os nossos cultos há 8 igrejas que também o fazem."
Fica claro que a semente plantada pelos europeus nos séculos passados em outros continentes, agora está dando frutos para um reavivamento, através dos imigrantes que retornam com a chama do evangelho numa visão pentecostal.

Com informações Guiame e Redes Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...