segunda-feira, 5 de março de 2018

Incêndio da Vila Socó (Vila São José) em Cubatão completa 34 anos e é lembrado pela comunidade


Várias atividades estão acontecendo na cidade em memória das vítimas fatais que foram ceifadas durante o trágico incêndio que devastou a antiga Vila Socó, hoje Vila São José em Cubatão, na fatídica madrugada do dia 24 de Fevereiro de 1984.

A imagem do post, é a capa do extinto Jornal Cidade de Santos, retratando o ocorrido.

Segundo os números oficiais, 93 pessoas morreram, mais isso retrata apenas o número dos corpos devidamente reconhecidos.

Vale lembrar que a tragédia teve comoção nacional e um fato chamou a atenção naquela época que, o único local da Vila que ficou intacto e não foi afetado pelo fogo, foi onde estavam instaladas 3 igrejas evangélicas, lembrando que não se registrou qualquer irmão que tivesse perdido a vida.

Após as perícias, ficou constatado que o vazamento de gasolina em um dos dutos da Petrobrás que ficava embaixo da água, espalhou o combustível por toda a vila, e ao cair qualquer faísca, levou o bairro inteiro pelos ares, salvo as exceções por milagre de Deus.

O fato à época foi alvo de reportagem no Jornal "O Mensageiro da Paz", editado pela CPAD, em reportagem sob a responsabilidade do Jornalista Pr. Geremias Couto, a quem tive a honra de receber e encaminha-lo para as devidas averiguações e anotações.

O saldo positivo do ocorrido, foi que a antiga Vila Socó foi totalmente urbanizada, pondo fim às palafitas plantadas em cima do mangue.

Entre as programações realizadas em memória ao fato e homenagens aos combatentes, foi prestado um Culto em Ação de Graças, ocasião na qual a Assembleia de Deus Ministério de Cubatão foi representada pelo seu vice-presidente, Pastor Vítor Roberto Farias, que ministrou a Palavra de Deus.

A Prefeitura Municipal de Cubatão anunciou que instituirá uma "Semana em Memória das vítimas do incêndio e em defesa pela dignidade da vida"

Assista abaixo a reportagem da TV Tribuna, afiliada da Rede Globo na Região Metropolitana da Baixada Santista.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...