domingo, 8 de abril de 2018

Como foram as últimas 24 horas de liberdade do ex-presidente Lula


Como foi o último dia de Lula antes de se entregar à Polícia Federal, neste sábado, e ser levado para Curitiba

As últimas 24 horas de liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que terminaram às 18h40 deste sábado (7), quando ele deixou a sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, e entrou no carro da Polícia Federal, alternaram tensão, negociações, um grande evento público e algumas confusões.

Após deixar expirar o prazo dado pelo juiz Sérgio Moro para que ele se entregasse em Curitiba, às 17h de sexta, Lula permaneceu dentro do sindicato, onde já estava desde a véspera.

Ele permaneceu reunido com seus advogados e inúmeros apoiadores, para definir os passos que seriam tomados em seguida. As negociações para que Lula se entregasse à PF foram lideradas pelo ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Ato Missa pela manhã
Lula decidiu dormir no sindicato para participar de uma missa em homenagem a sua esposa, Marisa Letícia da Silva, que morreu em fevereiro do ano passado e faria 68 anos neste sábado.

A cerimônia começou por volta das 10h30 e teve a participação de diversas lideranças políticas do PT, como a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, a ex-presidente Dilma Rousseff e de pré-candidatos à presidência, como Manuela D'Ávila (PC do B) e Guilherme Boulos (PSOL). Uma banda de artistas escolhidos por Lula também tocou durante o evento.

Lula também criticou as decisões do juiz Sérgio Moro e falou que vai combater a sentença. No fim do discurso, ele desceu do carro de som e foi carregado pelos manifestantes. Se acolheu no Sindicato, onde almoçou, e se preparava para se entregar.Por volta do meio-dia, o ex-presidente tomou a palavra e fez um discurso em que relembrou sua trajetória política, que começou no próprio Sindicato dos Metalúrgicos, no fim da década de 1970.

Tarde tensa
Durante a tarde, a tensão. Com o sindicato cercado por manifestantes desde a tarde de quinta-feira (5), muitos deles exaltados, Lula tentou sair do prédio e se entregar à Polícia Federal. Por volta das 17h, muitas pessoas se amontoaram diante do portão do estacionamento e o carro do ex-presidente não conseguiu sair.

Uma hora e quarenta minutos depois, ele saiu por uma porta de acesso ao estacionamento. Cercado por seguranças, ele saiu a pé do local, atravessando a multidão que tomou uma rua atrás do sindicato, e entrou no prédio da TV dos Trabalhadores (TVT). Entrou pelo portão traseiro e saiu pela frente do prédio, já escoltado pela Polícia Federal.

Os manifestantes ficaram do lado de fora, muitos deles exaltados e se empurrando. Um homem alegava ter sido atingido no rosto por um segurança.

Saída de São Paulo
Lula foi levado de São Bernardo até a sede da PF em São Paulo, na Lapa. Após fazer um rápido exame de corpo de delito, ele foi levado de helicóptero até o aeroporto de Congonhas, onde pegou um avião da Polícia Federal rumo a Curitiba, onde chegou às 22h09.

Por volta das 22h27, Lula chegou de helicóptero à sede da Polícia Federal em Curitiba, onde deve começou a cumprir a pena de 12 anos e um mês a que foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro.
Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...