quinta-feira, 17 de maio de 2018

Papa Francisco revela que tem refletido sobre sua hora de se “retirar” da função

Um comentário enigmático do papa Francisco na última terça-feira, 15 de maio, sobre suas reflexões sobre a hora de se "despedir" do pontificado gerou especulações sobre a possibilidade de que ele repita os passos de Bento XVI e se aposente da função de liderança da Igreja Católica.
Segundo informações da emissora Fox News, Francisco fez as declarações durante sua homilia matinal e, como é normal, o Vaticano não divulgou o texto completo, mas apenas selecionou trechos.
De acordo com o relato da agência Associated Press, o papa fazia uma reflexão sobre uma passagem bíblica do apóstolo Paulo, discernindo quando era hora de deixar seu rebanho aos cuidados dos outros, quando falou sobre seus pensamentos a respeito do assunto.
Para o Papa, essa é uma uma decisão que todos os bispos devem tomar em algum momento: "Quando leio isso, penso em mim mesmo, porque sou bispo e vou ter que me despedir", disse Francisco, segundo os trechos citados pelo Vaticano na nota.
O papa acrescentou que os bispos não deveriam considerar sua vocação como "escalada em uma carreira eclesiástica". Em vez disso, ele lembrou que eles são pastores que cuidam de um rebanho, e que em um determinado momento chegará a hora de entregar o rebanho a outra pessoa. "Eu penso sobre os bispos, de todos os bispos. Que o senhor dê a graça a todos nós para podermos nos retirar desta maneira, com este espírito e força", disse ele.
O líder católico já havia dito, em 2014, que devido aos seus problemas de saúde, tinha perspectiva de viver apenas mais "dois ou três anos". A afirmação, feita logo após sua viagem à Coreia do Sul, chamou atenção dos fiéis da igreja romana.
O papa também já havia pontuado que seu antecessor, o papa Bento XVI, "abriu a porta" para que seus sucessores se aposentassem. "Há 60 anos, era praticamente impossível um bispo católico se aposentar, mas hoje em dia é comum", comentou Francisco sobre a situação. Bento XVI foi o primeiro em 600 anos a se afastar do pontificado.
Agora, aos 81 anos, o papa Francisco gera especulações sobre a possível aposentadoria. No entanto, outros analistas especializados em notícias do Vaticano acreditam que o pontífice possa ter enviado um recado claro aos bispos chilenos envolvidos em denúncias de abusos sexuais.
Fonte: Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...