quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Juan Guaidó quer restaurar relações entre Venezuela e Israel


O líder da oposição da Venezuela pretende renovar os laços diplomáticos com Israel, após histórico do regime socialista.


O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela e líder da oposição, Juan Guaidó, disse que está trabalhando para restabelecer os laços do país com Israel, rompido há quase uma década pelo regime de Nicolás Maduro.

Israel está entre os países que reconheceram Guaidó como presidente legítimo da Venezuela no mês passado, em movimento liderado pelos Estados Unidos.

"Estou muito feliz em anunciar que o processo de restauração das relações com Israel está em pleno andamento", disse Guaidó em entrevista ao jornal israelense Israel Hayom. "É muito importante para nós".

"Vamos renovar os vínculos, depois anunciaremos a nomeação de um embaixador em Israel e esperamos que um embaixador de Israel venha até nós", Guaidó completou.

Os laços entre a Venezuela e Israel foram cortados pelo ex-líder do país, Hugo Chávez, após a Operação Chumbo Fundido, em 2008. O regime socialista fortaleceu suas relações com a Autoridade Palestina, o Hamas e o Irã, além de permitir centros operacionais do Hezbollah no país.

No passado, no entanto, as relações entre os dois países eram amistosas — Caracas foi uma das poucas capitais a estabelecer sua embaixada em Jerusalém.

Questionado se a nova embaixada venezuelana voltaria a ser situada em Jerusalém, Guaidó respondeu que esse assunto está sendo discutido. "Declararei a retomada dos laços e o local da embaixada no devido tempo", disse ele.

Desde que os socialistas tomaram o poder na Venezuela, muitos judeus fugiram do país como resultado do crescente antissemitismo. Olhando para o futuro, Guaidó deixou uma mensagem positiva para a comunidade judaica.

"Há muitos venezuelanos em Israel e muitos judeus na Venezuela. Essa comunidade é muito ativa e próspera, contribuindo muito para a nossa sociedade. Eu suponho que eles estão felizes por estarmos renovando os laços com Israel", afirmou. "Muitos países ocidentais já se comprometeram a enviar ajuda humanitária à Venezuela. Estou confiante de que Israel também nos ajudará".

Fonte: Guiame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...