quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Justiça decide que cristãs não são obrigadas a prestar serviços a casamentos do mesmo sexo

Duas artistas cristãs não podem ser forçadas por uma lei municipal a fazer convites para casamentos do mesmo sexo, decidiu a Suprema Corte do Arizona, nos EUA.
O tribunal mais alto do Arizona decidiu que Joanna Duka e Breanna Koski, donas do Brush & Nib Studio, não podem ser obrigadas por uma lei antidiscriminação local a prestar seus serviços a casamentos do mesmo sexo.
Escrevendo para a maioria, o juiz Andrew Gould concluiu que a cidade de Phoenix "não pode aplicar sua Portaria de Relações Humanas" para forçar a Brush & Nib a "criar convites de casamento personalizados para celebrar cerimônias de casamento do mesmo sexo, violando suas crenças religiosas sinceras".
"Duka, Koski e Brush & Nib… têm o direito de se recusar a expressar essas mensagens nos termos do artigo 2, seção 6 da Constituição do Arizona, bem como da Lei de Livre Exercício de Religião do Arizona", escreveu Gould.
"As crenças de Duka e Koski sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo podem parecer antiquadas ou até ofensivas para alguns. Mas as garantias de liberdade de expressão e liberdade de religião não são apenas para aqueles que são considerados suficientemente esclarecidos, avançados ou progressivos. Eles são para todos."
No entanto, a decisão do tribunal superior do Arizona limitou-se apenas à "criação de convites de casamento personalizados", com a decisão não permitindo "uma isenção geral da Portaria para todas as operações comerciais dos Autores".
"Da mesma forma, não chegamos, com base em jurisprudência, à questão de saber se a criação de outros produtos para casamento por parte dos Requerentes pode ser isenta da Portaria", continuou Gould.
O juiz Scott Bales, um dos que votaram, afirmou: "Nossas constituições e leis não autorizam uma empresa a discriminar os clientes com base na desaprovação de seus grupos por certos proprietários, mesmo que essa desaprovação seja baseada em crenças religiosas sinceras".
O caso
Em 2013, Phoenix adicionou uma nova portaria intitulada "Discriminação em acomodações públicas", que proibia a discriminação "em locais de acomodação pública contra qualquer pessoa por raça, cor, religião, sexo, origem nacional, estado civil, orientação sexual, identidade de gênero ou sexo, expressão ou incapacidade".
Em maio de 2016, Duka e Koski entraram com uma ação contra a cidade de Phoenix por causa da lei. Em setembro, a juíza Karen A. Mullins, do Tribunal Superior do Arizona, decidiu contra o pedido de bloqueio da aplicação da lei. Em outubro de 2017, o juiz Mullins novamente decidiu contra Duka e Koski.
Em junho de 2018, um painel de juízes do Tribunal de Apelações do Arizona decidiu por unanimidade contra elas.
Representadas pela Alliance Defending Freedom (ADF, sigla em inglês para Aliança em Defesa da Liberdade), as artistas apelaram para a Suprema Corte do Arizona em julho do ano passado.
"Os artistas não devem ser forçados a criar obras de arte contrárias às suas principais condenações, e certamente não estão sob ameaça de multas criminais e prisão", afirmou Jonathan Scruggs, conselheiro sênior da ADF na época.
"Breanna e Joanna estão felizes em projetar arte personalizada para todas as pessoas; elas simplesmente se opõem a serem forçadas a derramar seu coração, alma, imaginação e talento para criar mensagens que violam sua consciência."
Folha Gospel com informações de The Christian Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...