sexta-feira, 4 de setembro de 2020

A teologia pentecostal, os valores e a autoridade bíblica


Uma das marcas do pentecostalismo é o seu compromisso inegociável de fidelidade as Escrituras Sagradas e a propagação da mensagem bíblica na sociedade em que a igreja se encontra inserida.
O artigo de abertura da Declaração de fé das Assembleias de Deus professa crer “na inspiração divina verbal e plenária da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé e prática para a vida e o caráter cristão” [1].
Essa proposição tem implicações relevantes para a teologia pentecostal. A Bíblia não é vista apenas como um livro que “contém” a Palavra de Deus, mas, sobretudo a Bíblia Sagrada “é” a Palavra de Deus.
            Nota-se na leitura do credo assembleiano alguns termos preponderantes para a construção das Escrituras como o fundamento da teologia pentecostal: inspiração, inerrância, infalibilidade, e exclusividade em termos de fé. Isso significa que a autoridade da Bíblia Sagrada é suprema.
Nesse entendimento, a teologia sistemática pentecostal faz duras críticas ao racionalismo teológico e assegura que “no terreno das Sagradas Escrituras não há meia-ortodoxia; a ortodoxia tem de ser absoluta. Se a tornarmos relativa, não teremos, então, nenhuma ortodoxia; e, sim, heresias, apostasias e erros” [2].
            Nesse pressuposto, a teologia pentecostal se estrutura nos preceitos bíblicos cujo código moral não se modifica. Nessa concepção, a teologia assembleiana ratifica que nas Escrituras a “moral não haverá jamais de ser adulterada nem relativizada; é um livro que trata com valores absolutos” [3].
Para alguns pesquisadores, essa afirmação dogmática, caracteriza os pentecostais como intransigentes fundamentalistas. No entanto, para os pentecostais, essa postura os identifica como o povo cuja regra áurea de fé e prática repousa na autoridade da Bíblia Sagrada
Douglas Roberto de Almeida Baptista.
Pense Nisso!.

Notas bibliográficas
[1] SOARES, E. Declaração de Fé das Assembleias de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p. 21.
[2] GILBERTO, Antonio. Teologia Sistemática Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p. 24.
[3] GILBERTO, 2013, p. 27.

Fonte: CPAD News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...