sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Igrejas do Quênia proíbem políticos nos púlpitos: ‘não respeita a santidade do culto’



Algumas igrejas no Quênia proibiram políticos de se dirigir a suas congregações, dizendo que fazer campanha durante os cultos não respeita a santidade do culto. As informações são da CBN.

As igrejas nacionais anglicana, presbiteriana e católica romana emitiram proibições, já que muitos dos políticos começam a agir no início das eleições gerais do próximo ano. A Igreja Metodista, no entanto, mantém as portas da igreja abertas a todos.

O Rev. Joseph Ntombura, bispo presidente da Igreja Metodista no Quênia, disse que sua igreja não discorda do esforço, mas está adotando uma abordagem diferente. O bispo disse que fechar as portas aos políticos discriminaria alguns de seus membros.

A igreja é para todas as pessoas”, disse Ntombura ao Religion News Service em uma entrevista por telefone. “Os seres humanos são políticos, então não há nada de errado em convidar políticos para a igreja.”

Segundo o bispo, as congregações precisam ouvir as opiniões dos políticos sobre questões de interesse nacional, como a partilha de recursos. No passado, disse Ntombura, a Igreja convidou outros especialistas para falar às congregações sobre questões importantes, e os políticos não são diferentes.

Alguns dos políticos são nossos pastores”, disse Ntombura.

País cristão

O Quênia é aproximadamente 85% cristão. Cerca de 33% desse grupo são protestantes e 20,6% são católicos. O restante pertence a denominações evangélicas, pentecostais e africanas. Os muçulmanos representam 11% da população.

Ao proibir a política da Igreja, as denominações temiam que os serviços religiosos se transformassem em comícios de campanha e que os candidatos usassem uma linguagem que beirava o discurso de ódio na tentativa de ganhar votos ou influenciar partidos políticos.

No passado, os políticos se apropriavam dos serviços religiosos para vender suas agendas ou criticar seus oponentes. Alguns apareceram em igrejas com grandes somas de dinheiro como ofertas ou fundos para projetos da igreja.

Resposta veio rápido

O esforço não político ganhou força este mês quando o arcebispo Jackson Ole Sapit, primaz anglicano do Quênia, anunciou a proibição de sua igreja.

Todos são bem-vindos nas igrejas, mas temos os bancos e o púlpito”, disse Ole Sapit em 12 de setembro, durante a ordenação da primeira mulher bispo anglicana do Quênia. “O púlpito é para o clero e os bancos para todos os que vêm ao culto.

Em 15 de setembro, os bispos católicos romanos disseram que seus locais de culto e liturgia eram sagrados e não espaços políticos. Eles exortaram os políticos a comparecer à missa como qualquer outro devoto.

Analistas dizem que as igrejas estão tentando recuperar sua posição como “árbitros honestos” em um país onde as eleições costumam gerar conflitos violentos.

O mais letal ocorreu em dezembro de 2007 e janeiro de 2008, quando dois meses de combates étnicos deixaram pelo menos 1.000 mortos e mais de 600.000 desabrigados. Entre eles, 30 pessoas, principalmente da etnia Kikuyu, a maior tribo do Quênia, foram queimadas vivas em uma igreja da Assembleia de Deus na vila de Kiambaa em Eldoret.

Henry Njagi, gerente de programa e informação do Conselho Nacional de Igrejas do Quênia, disse que a resistência às diretrizes da Igreja sobre o discurso político corre o risco de uma repetição dos eventos de 2008.

Quando as coisas deram errado, eles se viraram e acusaram a igreja de manter silêncio e abandonar os quenianos”, disse Njagi. “Portanto, agora é um apelo aos atores políticos, esperançosos e outras partes interessadas para ouvir a igreja e parar a politicagem tóxica.

Embora os políticos não tenham estado tão presentes nas mesquitas, os líderes muçulmanos dizem que apóiam a proibição da politicagem tóxica nas igrejas.

Eu apoio líderes cristãos. Essa proibição está muito atrasada”, disse o xeque Hassan Ole Naado, presidente nacional do Conselho Supremo de Muçulmanos do Quênia.

Ele acrescentou que os muçulmanos não estavam enfrentando o problema no momento.

Quando você vai a um local de culto, sabe o que deve fazer. Eles se aproveitam das pessoas que se reúnem para adorar. Em primeiro lugar, isso não deveria acontecer”, disse Ole Naado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...