sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Líderes católicos e evangélicos assinam ‘Declaração Ecumênica’ no RJ; Abner Ferreira também assina


A declaração é uma iniciativa de líderes católicos e evangélicos que estão conectados à Missão Somos Um

Vários líderes católicos e evangélicos do Estado do Rio de Janeiro, assinaram uma Declaração Conjunta Ecumênica pela Liberdade Religiosa no Brasil, durante encontro realizado no Edifício São João Paulo II, na Glória, no dia 15 de setembro, no Rio de Janeiro.

De acordo com o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, “A busca da unidade é constante entre nós, que temos preocupações comuns de vida e caminhada. Sabemos que a unidade é um dom do Senhor, mas precisamos ter disposição para fazer, de sentar juntos, de partilhar”, disse o líder católico.

Segundo a organização, a declaração é uma iniciativa de líderes católicos e evangélicos que estão conectados à Missão Somos Um, nascida em 2008, com o apoio de Dom Orani, sob a coordenação de Izaías Carneiro, fundador da Comunidade Católica Coração Novo, e do pastor Edvaldo Nascimento, membro da Nova Igreja, na Barra da Tijuca.

Caminho de paz

A iniciativa da Missão Somos Um em organizar o encontro para a assinatura da declaração conjunta entre lideranças católicas e evangélicas, segundo explicou Izaías Carneiro, e na qual ele é o copresidente, foi de dar um passo no que considera um importante testemunho para favorecer o caminho de paz em nossa sociedade.

Reconhecendo a importância do ecumenismo, e conscientes do grave momento pelo qual passa a sociedade brasileira, em função da polarização e da intolerância religiosa, esta declaração – fruto de um trabalho constante da Missão Somos Um –, tem o objetivo de defender e assegurar o compromisso com a liberdade religiosa em todas as suas formas e expressões de cultos em nosso país, como está previsto em nossa Constituição Federal”, afirmou.

Izaías Carneiro acrescentou que este documento é um “gesto concreto que sucede em âmbito local a IV Conferência Internacional de Louvor e Adoração Somos Um, que aconteceu em modo online nos dias 3 e 4 de setembro, e contou com a participação de quase 150 inscritos de 16 países de 4 continentes”.

Participantes

O evento foi promovido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro e reuniu diversos líderes evangélicos, entre eles:

  • Bispo Abner Ferreira, da Assembleia de Deus Madureira no Brasil,
  • Reverendo José Roberto da Silva Cavalcante, Moderador da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil,
  • Izaías de Souza Carneiro, Fundador da Comunidade Católica Coração Novo e Copresidente Católico da Missão Somos Um, 
  • Pastor Edvaldo José Nascimento, Membro da Nova Igreja e Copresidente Evangélico da Missão Somos Um,
  • Bispo Laerte Lafayett, Fundador e Pastor Sênior da Casa do Pai Igreja Cristã,
  • Pastor Maurício Fragalli,
  • Pastor Edvaldo José do Nascimento, Fundador e Pastor Sênior da Nova Igreja, Pastor Silas Esteves, Fundador e Pastor do Ministério Bethesda,
  • Pastor Ayo Balogun, Pastor Presidente da Igreja Evangélica A Voz de Deus,
  • Pastor Marcello Silva, Pastor-Presidente da Igreja Apostólica O Caminho,
  • Pastora Agda Floriano de Oliveira
  • Pastora Mônica, Pastora da Igreja Evangélica Restaurando Vidas,
  • Bispo Francisco Almeida, Bispo Superintendente da Igreja Sara Nossa Terra – Rio de Janeiro,
  • Pastor Carlus Marcelus de Oliveira, Ministério Empreendedor Cristão,
  • Pastor Asaph Borba, Ministro de Louvor,
  • Pastor Marcelo da Silva Couto, Pastor da Igreja Pentecostal Primogênito de Deus, Pastor Jacó Tavares de Souza, Pastor da Safe Church entre outros.

Declaração Conjunta Ecumênica pela Liberdade Religiosa no Brasil

Os Cristãos inseridos na Missão Somos Um congratulam-se fraternalmente e afirmam que o direito fundamental de liberdade religiosa se atualiza, dentre tantas formas, no testemunho dos religiosos que convivem e trabalham juntos em prol do bem comum e da paz social. Por conseguinte, a consideração do fenômeno religioso como fenômeno humano e social é característica marcante de nossa sociedade, devendo ser assegurada sua manifestação não apenas em privado, mas também nos espaços públicos deste país de dimensões continentais.
 
O testemunho de Cristo evidencia o significado e a relevância da mensagem cristã para os cidadãos fluminenses, na medida em que é encarnada por homens e mulheres – católicos e evangélicos – que buscam colaborar com uma sociedade pautada na promoção da dignidade humana e no imperativo do bem comum, valores universais contidos no Evangelho.


Nesta singular oportunidade, asseguramos nosso compromisso comum de promover, por ações, a cultura do encontro, do respeito e do diálogo, de modo a fazer valer, por meio de nossas vivas demonstrações de amor fraterno, a mensagem de Jesus que acolhe e inclui a todos.

A Missão Somos Um, consciente dos danos que a intolerância e as polarizações causam a nosso povo, já tão sofrido em função das agruras que atravessa há décadas, e certa de que a unidade dos cristãos é caminho para o consolo e para a renovação da esperança em nossa sociedade, volta os olhos esperançosa para o nosso amado Cristo, com a firme convicção de que novos dias hão de raiar sobre todos nós.

Rio de Janeiro, 15 de Setembro de 2021.
 
Dom Orani João Cardeal Tempesta, O.Cist.
Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro
 
Bispo Abner Ferreira
Presidente Estadual do Rio de Janeiro da Igreja Assembleia de Deus Madureira
 
Dom Antônio Augusto Dias Duarte
Presidente do Conselho de Igrejas Cristãs – Rio de Janeiro 

Após assinar Declaração Ecumênica, Bispo Abner Ferreira participa de evento ao lado do Papa Francisco

Após assinar assinar Declaração Ecumênica pela liberdade religiosa no Brasil, no último dia 15 de setembro de 2021, juntamente com diversos líderes evangélicos e católicos, o bispo Abner Ferreira, da Assembleia de Deus Madureira, esteve nesta segunda-feira (4) no evento “Fé e Ciência rumo à COP26” ao lado do Papa Francisco, líder da Igreja Católica Apostólica Romana.

O encontro aconteceu no Vaticano, em Roma, reunindo 40  líderes religiosos e cientistas.  Abner teria saudado o Papa e afirmado que a questão ambiental é parte da missão da Igreja.

Nas redes sociais, o líder assembleiano fez alguns stories do salão onde a reunião aconteceu, mas não mostrou o encontro com o Papa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...