sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Voos entre Rio e São Paulo terão embarque totalmente digital


Implantação completa da tecnologia está prevista para o mês de julho

A novidade integra o projeto Embarque + Seguro Digital, idealizado pelo Ministério da Infraestrutura em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

O governo divulgou um grande passo no projeto Embarque + Seguro Digital, que fará da conexão Rio de Janeiro x São Paulo, a primeira do país com embarque 100% digital.

Nesta sexta-feira (11), as estatais envolvidas na adoção da tecnologia, Infraero Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), assinaram o acordo de cooperação técnica.

Com a novidade, os passageiros do trecho mais movimentado do Brasil, poderão embarcar no avião, sem precisar apresentar os documentos de identificação, utilizando a biometria. O governo espera que a mudança siva para agilizar o trânsito de passageiros e tripulantes de aeronaves, e afirma que os aeroportos de Congonhas, na capital paulista, e Santos Dumont, na capital fluminense já devem aderir ao funcionamento ainda este ano. A implantação completa da tecnologia está prevista para julho.

Desde outubro de 2020 a janeiro deste ano, foram realizados testes com o uso de biometria, com cerca de 6,2 mil passageiros, e profissionais da aviação civil, que também avaliaram a tecnologia, em sete aeroportos do país.

Agência Brasil relata que o procedimento para os passageiros, "se inicia junto ao check-in online. Será preciso apresentar os dados pessoais, incluindo o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), e tirar uma foto com a câmera do celular. Caberá à companhia aérea usar o aplicativo desenvolvido pelo Serpro para realizar a validação biométrica do cidadão, comparando os dados e a foto enviada com os registros das bases governamentais. Uma vez validado, as câmeras dos aeroportos estarão prontas para reconhecer o viajante e liberar seu acesso", explica.

 

CPAD News/ Com informações Agência Brasil - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...