domingo, 26 de junho de 2022

Igreja Presbiteriana se manifesta sobre o Pr. Milton Ribeiro e as investigações no MEC - VEJA AQUI


Com relação ao caso da investigação que apura possíveis atos de corrupção passiva no MEC - Ministério da Educação e Cultura do Brasil, com suposto envolvimento do Ex-Ministro da pasta, o reverendo Milton Ribeiro, que além de atuar como pastor titular da Igreja Presbiteriana Jardim de Oração na cidade de Santos (SP), também preside o Presbitério daquela denominação na Região da Baixada Santista.

Hoje, domingo - 26.06.2022, foi publicada "NOTA DE ESCLARECIMENTO" pela Comissão Executiva do Presbitério de Santos – CE/PRST no blog da instituição, com parecer oficial sobre o caso:


"Estimados Conselhos e pastores:
Fazemos lembrar que diante de Herodes Jesus manteve-se em silêncio, ainda que “de muitos modos o interrogava” (Lc. 23.9). Isso nos conduz a considerar que jamais convém à liberdade de expressão configurar como importunação, obrigação ou coerção. Contudo, servimo-nos dela como dever, para assegurar às igrejas jurisdicionadas à assistência da voz presbiteral, que ecoa como grito para espantar os lobos ou como canção para alentar seus corações, desde 1977. 
Recentemente, ficamos imensamente comovidos, quando um dos nossos membros e presidente desta organização religiosa, o reverendo Milton Ribeiro, teve sua prisão preventiva decretada e executada, sob alegação de autoria de crimes cometidos na gestão do Ministério da Educação e Cultura do Brasil (MEC), para a qual foi nomeado ministro, pelo excelentíssimo senhor presidente da República Federativa do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, em data de 10 de julho de 2020.

Esse Concílio dispõe de dispositivo para aplicar penalidade aos membros faltosos, de conformidade com a Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil (CI/IPB) e seu Código de Disciplina (CD/IPB), desde que ocorra uma sentença eclesiástica. 
No entanto, a prisão preventiva do reverendo Milton Ribeiro, não possui elementos que justifique a abertura de processo regular com vista à sentença eclesiástica, pois não possui caráter condenatório, haja visto a ausência de julgamento do processo e sentença pronunciada.

Sob o condicionamento dessa situação, o PRST vê-se apenas em condição de emitir juízo sobre a seriedade, competência e caráter moral do reverendo Milton Ribeiro: que recebeu educação cristã em uma de nossas igrejas e por ela foi encaminhado ao Presbitério, como aspirante ao sagrado ministério; que concluída sua candidatura, foi licenciado e ordenado ao ministério; que exerce seu pastorado na mesma igreja, onde é reeleito, democraticamente, desde 1994; que possui a postura de homem de família, dada a sua educação sob o cuidado de uma professora e servidora pública e de um homem de bem e trabalhador; que também se tornou construtor, com cuidado e respeito, de uma família, como seguindo um legado, ao lado de sua esposa, com quem providenciou as suas duas filhas as devidas oportunidades de afeto, educação e futuro; que semanalmente visita sua mãe, professora aposentada e idosa, com providência de mantimento e, muitas vezes, fazendo a refeição dela; e que, desde 1994, reeleito anualmente, tem presidido o PRST, oportunizando que sua capacidade administrativa se tornasse um inegável fator de implantação de igrejas e de boa condução do Concílio, devido a sua coerência, honestidade e humanidade.

Não nos compete sentenciar. Havendo acolhimento de denúncia, oportunidade ao direito de defesa e nulidade da apelação, o julgamento deste Concílio, na função de tribunal, emitirá a devida sentença a qualquer faltoso. A presunção e a suspeita não exercem influência no tribunal, onde a justiça é amiga da inocência. O juiz, o promotor, o advogado e os elementos documentais que validam a denúncia não se chamam “presunção” ou “suspeita”. Se assim fosse, a tirania do preconceito e da discriminação estaria sentada na cátedra dos tribunais. E o inocente veria sua honra à mercê dos ditames do bel-prazer ou da ludicidade do bem-me-quer ou malmequer, em uma flor sem defesa.

Assim posto, temos plena certeza e esperança de que as provas do processo se apresentarão, na devida instância, favoráveis à inocência do reverendo Milton Ribeiro, como também oportunizará que noticiemos que seu serviço na gestão do MEC contribuiu significativamente para a promoção da educação da Nação.

Cumpre-nos, finalmente, orientar aos Conselhos das igrejas jurisdicionadas ao PRST e aos pastores membros desse Concílio, que mantenham a ordem e o respeito entre a membresia e usem de bom-senso e de cordialidade no trato dessa questão, convictos de que Deus fará, como expressou o salmista, a “graça e a verdade” se encontrarem, e a “justiça e a paz” se beijarem (Sl. 85.10). 
Nessa condição, não se terá o inocente por culpado, nem o delituoso sem dolo. E nem ocasião à perturbação e à contenta para que tumultuem a comunhão cristã.

Que Deus nos ajude e nos livre do mal, encaminhe o reverendo Milton Ribeiro e a sua família à tranquilidade e mantenha os líderes e membros de nossas igrejas vigilantes do bem e da bondade.

Santos/SP, 26 de junho de 2022.

Comissão Executiva do Presbitério de Santos – CE/PRST"

Em suma, a nota de esclarecimento deixa clara a confiança do Presbitério de Santos na "presunção de inocência" do Rev. Milton Ribeiro, e sua postura de aguardar a finalização das investigações com as devidas apurações, quando então poderá atuar na função julgadora do Concílio, se houver necessidade, e, em caso de confirmação da sua inocência, o Concílio trará a público as informações da prestação de serviços do Rev. Milton Ribeiro em sua gestão à frente do MEC, e o quanto contribuiu significativamente para a promoção da educação da Nação.

25 comentários:

  1. Que Deus proteja o Rev. Milton
    Deus e fiel e justo sempre

    ResponderExcluir
  2. Sabedores da fúria com que Satã e, seus seguidores insistem em perseguir a igreja de Cristo na terra, composta de pessoas comuns. Cientes de que setores da imprensa, ligados à extrema esquerda, anseiam pelo retorno das verbas que, regavam suas tendenciosas publicações. Certos que, a quadrilha que assaltou o país, deseja voltar ao poder, para terminar o que começaram a qualquer custo, podemos entender que usarão de tudo e atacarão quem puderam, sem escrúpulos, primeiro para atingir o Presidente e, depois enganar a população de que, todos são iguais. Como Pastor Assembleiano, me solidarizo com o Rev. Milton Ribeiro e, toda Família Presbiteriana. A Verdade prevalecerá.
    Pr Martinho Monteiro, Rio de Janeiro 26 de Junho 2022

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente Pr Martinho Monteiro, Deus nos abençoe grandemente, e nos dê lucidez, no trato com colegas, neste tempo de agonia e de corrupção generalizada no nosso país, por homens que buscam a todo custo, acertar as suas flechas malignas no nosso Presidente.

      Excluir
  3. Acreitamos na lisura e honradez do estimado Pastor, ate quebprovem o contrário o mesmo é digno de nossa admiração e carente de nossas orações para que Deus responda por seu servo, caso veja justiça nas suas mãos

    ResponderExcluir
  4. E muito fácil acusar uma pessoa, difícil é conseguir
    condenar sem provas, também fica difícil limpar o nome teria wue punir is acusadores e pedir um indenização.

    ResponderExcluir
  5. Acredito na inocência, seriedade do Rev Milton Ribeiro, porém pelos fatos divulgados pelo mídia não fugiu da aparência do mal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou da mesma opinião. Ele parece ser um bom homem porém não vigiou

      Excluir
  6. Pastor Carlos Roberto, a Paz do Senhor. Gostaria de tecer um resumido comentário sobre os fatos que se nos apresentaram esses dias, culminando com o mandado de prisão preventiva e sua revogação em instância superior do Reverendo Pastor Milton Ribeiro.
    Em primeiro lugar, mediante quebra de sigilo bancário das contas do ex-ministro, a pedido da CGU, deparou-se com um depósito de 60 mil reais, objeto de suspeita da CGU, que sem pedido prévio de justificativa, foi parar no MP e daí para as mãos do Juiz.
    Ato continuo, mandado de prisão preventiva. Tentativa de sujar a pessoa do Presidente Bolsonaro com a mácula da corrupção, supostamente no MEC.
    Não é de hoje que aquele partido que institucionalizou a corrupção no Brasil vem tentando encontrar/criar uma macula no governo desse Presidente, para justificar perante o povo que "todo mundo rouba".
    Rouba, uma vírgula.
    Como também trabalho em Tribunal, tenho experiência e cuidado no trato com as pessoas que lida com a coisa pública. Não posso concluir sobre um assunto sem olhar a coisa por todos os ângulos, pois, já me aconteceu por várias vezes pensar que algo estava errado e depois ser convencido do contrário.

    A reputação de um Pastor, que até o momento se mostrou probo e decente, não é como uma dúzia de bananas nanica que se compra na feira.

    O Ministro já foi condenado antes de ser julgado. Isto, po si só, é forte início de "pressa" judiciária.

    Temo, que para limpar a roupa do barrabás solto por um Ministro do STF, tenham mandado crucificar um pastor honesto.

    Antes de concluir todas as investigações, uma justiça decente não pode colocar carimbo de corrupto em ninguém.

    Eu quero ver a conclusão primeiro. Antes disso, qualquer juizo é politicagem e falta de senso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quanto ao que ouvimos nos áudios, o que fazer com isso? Como inocentar o pastor onde em um audio, ouvimos a voz dele falando em ajudar pastores e amigos do presidente? Penso que não há como inocenta-lo.

      Excluir
  7. Em suma o conselho pasou pano e não vai perder a boquinha junto a um governo corrupto, mentirosos, cheio de ódio, defensor d etortura, negacionista, sem empatia com o povo principalmente os mais pobres.... A politica manchou a imagem da intituição igreja, o conselho é para o povo do organismo vivo, Igreja: Sai dela povo meu....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja usado para o bem, você não vai perder nada! Deus te abençoe e te dê sabedoria para cuidar da sua fé!

      Excluir
    2. Eu estou aguardando a posição final do Presbiterio o qual pertence o ex ministro e também o posicionamento do Supremo Concílio. Se ambos insistirem em inocentar o pastor, eu e minha família sairemos da IPB. Nasci no meio desse povo e tenho profundo respeito aos nossos símbolos de fé. Contudo, a IPB de hoje já não é mais a IPB dos meus anos 70/80. Aliás, parece que o Cristianismo virou um mero negócio, mesmo.
      Estamos nos últimos dias! MARANATA, JESUS!

      Excluir
  8. Se o motivo da prisão foi o depósito em conta e se já se descobriu que o dinheiro é produto da venda de um automóvel, então não há mais motivação para acusação e nem para prisão.
    Sabemos que o motivo é político para tentarem sujar o nome do Presidente mais honesto que este país já teve. Está mais só que provado que o Brasil sem a corrupção pode alcançar os primeiros lugares entre os países mais prósperos do mundo. Sabemos que a igreja será duramente atacada pelos adversários do Brasil, pois é aí que se encontra o maior apoio eleitoral do Presidente. Oremos por nossos pastores, por nossas autoridades, pelo nosso país. Que a verdade prevaleça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Presidente honesto? É honesto esconder dos brasileiros os gastos com o cartão corporativo? É honesto se ajuntar com Roberto Jefferson e outros corruptos do Centrão? É honesto se passar de evangélico ao ponto se batizar no Rio Jordão e depois sair dizendo que é católico? Me desculpe, amigo, mas eu não vejo honestidade nenhuma nesse presidente

      Excluir
  9. Infelizmente vc faz parte do grupo igual aqueles que julgaram o Senhor Jesus e o sentenciaram sem que nada contra ele pudesse existir. A história se repete. Mas Deus dirige a história. O fim dos justos e o fim dos ímpios já estão determinados.

    ResponderExcluir
  10. Rv. Milton Ribeiro, homem íntegro, decente e de carácter, só quem o conhece de perto pode afirmar. Deus em todo tempo cuida dos seus, e conhece o coração de cada um. A igreja o apóia sem medo. Aos julgadores, cuidado.

    ResponderExcluir
  11. Pastor Cecílio Mota de Faria Neto.
    Não conheço pessoalmente o pastor Milton Ribeiro, mas quero deixar registrado a minha solidariedade ao colega pelo triste Episódio e pelo o constrangimento que o pastor vem sofrendo. Espero que realmente essas acusações sejam totalmente falsas porque até agora não há nada que comprovem as
    atitudes por parte daquele juízo. Que Deus abençoe e que o desfecho e que tudo isso acabe favorável ao pastor, Igreja e sua família. Que a paz de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com os colegas acusados. Espero que todos seja inocentados!

    ResponderExcluir
  12. Deus abençoe o pastor Milton seus colegas e que tudo isso seja resolvido o mais rápido possível, confiamos na inocência de todos porque temos certeza que a mão de Deus está sobre eles, não é de hoje que existe sobre nós os pastores muita perseguição. Esperamos na ação divina em mais este caso.

    ResponderExcluir
  13. Sou engenheiro, mestre e doutor, pastor, professor e Reitor da Universidade Federal de Itajubá. Tive a grata oportunidade de trabalhar com o Rev. Milton Ribeiro, enquanto Ministro da Educação. Em todas as oportunidades em que despachamos juntos, pude reconhecer em sua pessoa a lisura e a honradez. Tenho a mais absoluta certeza de sua inocência e oro para que a justiça seja brevemente estabelecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como inocentar ele perante os áudios? Ali, está a voz dele. É uma prova material que a justiça levará em questão

      Excluir
    2. pelo visto você já o condenou antes de o processo, se é que haverá um, tramitar. parabéns pela sua extrema capacidade de juízo pois já conseguiu concluir tudo antes mesmo da justiça apurar.

      Excluir
    3. Não o condenei. Esse é o seu falar e não o meu. Quem o condenou a primeiro momento foi seus áudios. E quem dará a decisão final, será a justiça. Mas como ele é homem de um presidente corrupto, não espero que a justiça seja reta.

      Excluir
  14. Eu creio na inocência do Pr. milton Ribeiro,
    Mas a perseguição é grande...

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...