sexta-feira, 8 de julho de 2022

É JÁ HORA DE DESPERTARMOS DO SONO - Um alerta à Igreja brasileira



[...] É JÁ HORA DE DESPERTARMOS DO SONO. (RM. 13:11a)
                               
(Pr. José Verneques)

Ainda não é tarde, façamos algo!
Para depois não precisar dizer:
Nada fizemos, por isso é tarde demais.

O sono é necessário para que o corpo físico se revigore e recupere as energias, fazendo que a pessoa esteja pronta para enfrentar as tarefas diárias que a aguardam, não é à toa que o ser humano passa 1/3 de sua vida dormindo.

O descanso promovido pelo bom sono é imprescindível a qualquer um. Todavia, passar muito mais tempo que o necessário, dormindo, é demonstração de preguiça e alienação. Adjetivos estes, causadores de vidas frustradas pelo fracasso profissional e prejuízo financeiro, que culminam em crises conjugais e familiares.

Na vida ministerial não é diferente, o sono exagerado pode causar danos incalculáveis e, por vezes, irrecuperáveis tanto ao individuo, quanto a comunidade como um todo, podendo levá-la a perda de todas as vitórias conquistadas até então. 

O Senhor Jesus alertou aos discípulos sobre o perigo de cometer tal negligência quando se referiu ao Reino dos Céus em uma de suas parábolas: “Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou o joio no meio do trigo, e retirou-se.” (Mt. 13:25). O resultado da semeadura do joio feita pelo inimigo é extremamente prejudicial na cultivação do trigo, pois compete pelos mesmos nutrientes do solo. O joio pode ser tóxico quando ingerido e consumido por humanos, daí o perigo de não estar atento quanto às investidas do inimigo para semeá-lo.

No contexto atual do tema em tela, “os homens” referem-se a uma parte da liderança evangélica atual, que recebeu a incumbência de não permitir que o inimigo semeie o joio, todavia, esta parte da liderança ainda não se apercebeu da chegada do inimigo semeador e nem se deu conta de seu empenho e da sua força hercúlea, que visa atingir o grande trigal chamado igreja.

Com urgência, é preciso que, como dobrados sustenidos, os líderes usem suas vozes e subam a entonação acima da altura para soar a trombeta, dando quantos toques de alertas forem necessários, a ponto de despertar a liderança que Deus escolheu para livrar o seu povo das mãos dos opressores destes dias, mas que ainda dormem enquanto o inimigo se aproxima.

Estes líderes precisam enxergar a tempo, o perigo real que está às portas. A leitura do momento atual deve ser feita de modo eficaz, cirúrgico e ligeiro, para que não seja tarde demais. Refiro-me a leitura da realidade do cenário político brasileiro presente, quanto às eleições que estão porvir. Posto que elas devam demonstrar grande preocupação para todos os cristãos evangélicos, visto que as forças partidárias ideológicas se uniram para reforçar e ampliar as pautas que compõem sua agenda anticristã.

E o quadro que está sendo pintado revela antecipadamente de forma bem nítida uma imagem agressiva e hostil contra a igreja, por entenderem que esta é sua grande e real oponente no que tange a suas propostas de mudança quanto ao modelo dos valores morais fixados.

Numa ação muito bem orquestrada e milimetricamente coordenada, diversas celebridades políticas, artistas, jornalistas e influenciadores youtubers, tudo e todos sob o patrocínio e a cobertura de boa parte da mídia, agem simultaneamente semeando informações sofismáticas e inverídicas contra os cristãos, com o objetivo de minar e desconstruir o papel fundamental da igreja evangélica brasileira no seu combate à violência contra a família e, consequentemente, contra sua defesa aos valores morais que a sustentam, isso no sentido mais preciso que se possa imaginar. 

A intenção que se percebe em suas narrativas diversas é a tentativa incansável de transformar a classe evangélica na grande vilã responsável pelo caos implantado na sociedade, taxando-a de preconceituosa e intolerante quanto às mudanças exigidas pelo modelo de nova sociedade que eles almejam.

Na verdade, esta narrativa não se sustenta quando se faz quaisquer pesquisas sérias e isentas de partidarismos ideológicos, tendo em vista que a grande maioria da sociedade é cristã e não aprova tais exigências, por entender que as mesmas não trarão benefício moral algum para suas famílias, ainda que boa parte desta sociedade não se exponha, não o fazem muitas vezes por medo de represálias e agressões físicas.

Por fim, a melhor saída para isso é, além de muita oração por parte da igreja do Senhor, muita orientação por parte de seus líderes quanto ao dever de alertar a membresia, no que tange ao cumprimento de sua cidadania e conscientização do valor e do efeito decisivo do voto dado pelo povo cristão; bem como da suma importância de votar integralmente em candidatos cristãos, para que se amplie e se preencha de pessoas cristãs, os cargos executivos e as bancadas parlamentares nos Estados e em Brasília e, mais ainda, da busca pelos votos daqueles que pertencem ao nosso círculo de parentesco e amizade, fazendo-os ver que os ataques promovidos por estas ideologias não atingem apenas a nação cristão-evangélica, mas a sociedade como um todo.

Fazendo assim com perseverança e eficiência, certamente teremos o antídoto eficaz para combater e erradicar o joio e afastar de vez o inimigo que o semeia com o maligno propósito de atingir a igreja e a família brasileira.

Soli Deo Glória


Pr. José Verneques Santos
Presidente da AD - Ministério Paulista
Primeiro Secretário da COMADESPE

5 comentários:

  1. Boa esta chamativa pastor José Verneques. É o momento de despertar e a liderança da igreja tem essa responsabilidade em esclarecer abertamente a necessidade de posicionarmos contra estes seguimentos.

    ResponderExcluir
  2. Precisamos começar com oração e jejum coisas que tem sumido das igrejas ultimamente.

    ResponderExcluir
  3. Brilhantes exposição de fatos e verdedes, com clareza e percepção!!

    ResponderExcluir
  4. Triste ver um pastor que não sabe a difernça dentre o mundo e o reino de Deus, que acha que pecado ( e pecados seletivos é claro) se combate com leis ou decretos. Triste pastores em nome da sã doutrina ou bons costumes abrirem as portas de suas igrejas a politicos que usam o nome de Deus sem conhece-lo. Pastores que só veem pecados na area da sexualidade e se esquecem que injutiça. exploração, despreso pelos orfãos, vuivas, jornaleiros, estrangeiros tambem são expostos em toda as escrituras. PAstores que não percebem ( alias eles percebem pois se benefeciam disso, quem não percebe é o povo) que a igreja esta adorando um tal mito ( e como católicos ao ser questionados sobre adoração ,dizem que não, que apenas são devotos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Plenamente com vc. Laudinei! E se me permite, gostaria de acrescentar às suas colocações, que eu tb. considero Lamentável, que mtos. Líderes Evangélicos do nosso País, comparem O Evangelho Genoíno da Graça, de Cristo, com Um “Evangelho” que faz mtos. “Cristãos” cederem ao Poder e ao Dinheiro, levando-os

      Excluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...