Mesmo com a queda na frequência às igrejas, adolescentes demonstram interesse por espiritualidade e buscam respostas na fé cristã
Embora a filiação religiosa e a frequência à igreja estejam em declínio, mais da metade dos adolescentes americanos, 52%, afirmam estar "muito motivados" a aprender mais sobre Jesus.
Outra parte desses jovens, pouco mais de 75%, dizem estar pelo menos "um pouco motivados" a conhecer a figura central do cristianismo,
Esses resultados estão no relatório "The Open Generation: United States", da Barna Research, divulgado em 30 de janeiro.
Menos de um em cada cinco se declara desmotivado, o que significa 6% um pouco desmotivados e 10% nem um pouco motivados, enquanto outros 7% estão incertos.
Citando dados da pesquisa Gen Z Vol. 3 da Barna, que também destaca uma crescente abertura e curiosidade sobre questões espirituais entre adolescentes e jovens adultos, os pesquisadores observaram que essas descobertas representam uma oportunidade para os líderes cristãos se envolverem com esse público.
"Esta geração tende a acreditar que há algo mais poderoso do que eles. Ainda assim, muitos permanecem hesitantes em abraçar a religião ou frequentar a igreja. Líderes da igreja devem reconhecer que a abertura dos adolescentes para aprender sobre Jesus representa uma oportunidade significativa para um engajamento significativo", disseram pesquisadores.
Barna aconselhou os líderes da igreja: "Embora os adolescentes expressem interesse em Jesus, eles podem abordar a fé de maneira diferente das gerações anteriores. Além disso, autenticidade e relevância são fundamentais. Esteja preparado para abordar questões difíceis honestamente e demonstrar como Jesus e a Bíblia se relacionam com o mundo em que vivemos hoje."
Resultados anteriores
Outra pesquisa com 2.000 adultos nos EUA, realizada em outubro de 2022 pela organização de pesquisas evangélicas, revelou que 77% dos participantes acreditam em um poder superior e 74% expressaram o desejo de crescer espiritualmente.
As descobertas são semelhantes aos dados da pesquisa do Pew Research publicados em 2018, que mostraram que, embora 80% dos americanos afirmem acreditar em Deus, apenas uma pequena maioria dos aproximadamente 327 milhões de habitantes do país acredita em Deus conforme descrito na Bíblia.
Na época, o CEO da Barna, David Kinnaman, afirmou que essa descoberta trazia uma mensagem esperançosa para os líderes cristãos.
"Embora a afiliação religiosa e a frequência à igreja continuem a declinar, a abertura espiritual e a curiosidade estão em ascensão. De fato, em todas as gerações, vemos um desejo sem precedentes de crescer espiritualmente, uma crença em uma dimensão espiritual/supernatural e uma crença em Deus ou em um poder superior", observou Kinnaman.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:
É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.
INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.
Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema