segunda-feira, 27 de junho de 2016

Festa Junina, o Cristão deve ou não participar?


Festa Junina? O que é isso?
Tudo começou quando a Igreja cristã canonizou João Batista, a partir daí foram-lhe conferidas duas honrarias: o título de santo, “São João”, e uma festa, a festa de São João.

Mas o que se celebra nessa festa?
Com base no Evangelho de Lucas 1.26,36, João Batista nasceu seis meses antes de Jesus. Portanto, se o nascimento de Jesus — o Natal — é celebrado em 25 de dezembro, logo o de João Batista deveria ser celebrado seis meses antes, em 24 de junho. Em outras palavras, a festa de São João, ou a festa junina, é o Natal de João Batista — é claro que estas datas são simbólicas, pois não sabemos ao certo a data do nascimento de Jesus, nem do Batista.

Por outro lado, a velha Europa que recebeu o cristianismo já tinha sua própria cultura. Uma das tradições mais conhecidas era o “midsommar”, o costume de acender grandes fogueiras no solstício de verão (21 a 23 de Junho), a época do ano em que o Sol incide com maior intensidade no hemisfério norte. Há registros de que os Druidas e Vikings acendiam fogueiras em seus cultos de adoração e também para espantar maus espíritos.[1]

Pode o cristão protestante participar das comemorações alusivas à festa junina?

LEIA NO BLOG AQUI EU APRENDI

6 comentários:

  1. Paz do Senhor, creio ser uma idolatria,ou um exagero,comemorar o dia de algum "santo". Tenho certeza de que João Batista não concordaria.

    ResponderExcluir
  2. Paz do Senhor Pastor Carlos.
    Obrigado pelo apoio.

    Grande e fraterno abraço.

    Pastor Ismael
    Blog "Aqui eu Aprendi!"

    ResponderExcluir
  3. Eu também não concordo pois é festa a um ídolo e também se mistura com cultura dos druidas pois bem sabemos que eram pagãos e faziam sacrifício humano eu acho pelo que aprendi na bíblia não devemos participar

    ResponderExcluir
  4. Apaz do senhor. eu tambem acho ridicùlo as pessôas depois de conhecer o Evangelho. voltar aos cultos aos deus morto . e como a porca lavada que depois de limpa voltou ao lamaceiro de barro. os Pais que assim prossede .irâo ter que acertar com Deus.quando os pais quiserem trazer o filho para Igreja sera tarde demais.precisamos fugir do paganismo è pecado e a criança è Inocente os Pais que serâo culpados.

    ResponderExcluir
  5. Se e um erro celebrar estas festas católicas,porque então muitas igrejas evangélicas o fazem hoje em seus arraiais ate com as mesmas comidas típicas e enfeites como bandeirinhas e chapéus

    ResponderExcluir
  6. Caro "Medo da Verdade"

    Grato pels honrosa visita.

    Respondendo a sua pergunta: É porque alguns líderes tem medo de pregar a verdade, por medo de perder pessoas.
    A isso chamamos de relativização.

    Um grande abraço!

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...