quarta-feira, 19 de abril de 2017

Cristianismo em ruínas: um retrato da decadência europeia

Cristianismo em ruínas: um retrato da decadência europeia

Fotógrafo reúne imagens que mostram antigos lugares de culto abandonados em toda a Europa

O fotógrafo Roman Robroek, de 30 anos e natural da Holanda, está divulgando uma série de imagens de antigos  lugares de culto cristão que hoje estão em ruínas.

Ele explica que foi ficando intrigado ao ver em praticamente toda Europa, prédios de antigas igrejas vazios, abandonados e se deteriorando.
Revela que a maioria dos lugares que fotografou são de igrejas tanto católicas quanto evangélicas que  fecharam por falta de fiéis, o que gerou dificuldade de arrecadação para mantê-los abertos e acabaram se deteriorando, embora partes deles mantém uma atmosfera sacra.
As fotos foram tiradas em países como Itália, França, Bélgica e Romênia durante os últimos três anos.  Roman diz que é fascinado pela arquitetura dos edifícios abandonados, e explorá-los permanece como um de seus passatempos favoritos.
MEU COMENTÁRIO:
As fotografias com as imagens da ruína patrimonial das Igrejas na Europa, são apenas o retrato final, de uma igreja que, muito embora tenha presenciado os grandes avivamentos da história, cresceu, se enriqueceu, se enveredou pelo caminho da institucionalização como um fim em si mesmo, do relativismo espiritual, da associação com a política secular, da falta de combate ao pecado, negligência da oração e da prática da Palavra de Deus, a defesa da tese que "os fins justificam os meios", e por fim o esfriamento espiritual.
Deixando de ser igreja, foi-se a glória de Deus, veio primeiro a ruína espiritual, deixou de ter gente e perdeu o sentido de ser.
A ruína patrimonial é só consequência das ruínas anteriores, e o retrato da riqueza que representaram no passado.
Está uma situação para a qual a Igreja evangélica brasileira deve atentar e "abrir o olhos", antes que seja tarde demais.
Que Deus tenha misericórdia de nós!

As imagens servem como um retrato da decadência do Cristianismo na Europa

Igreja abandonada na Itália. Foi construída o início do século XVII
Esta igreja na zona rural da Itália foi fundada no século 15, mas o templo foi reformado no século XIX.
Igreja abandonada na Itália
Igreja fechada na Polônia
Igreja abandonada no interior da França
Igreja francesa
Nessa igreja da França os arbustos agora ocupam os espaços onde antes ficavam os bancos
Igreja na Holanda
Uma igreja abandonada na Bélgica
Com informações de Daily Mail via Gospel Prime

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...