segunda-feira, 11 de março de 2024

Aymeê Rocha se pronuncia: "Tenho Fé, acredito na Igreja, faço parte deste corpo"



Evangelho de Fariseus: Aymeê Rocha se pronuncia: "Tenho Fé, acredito na Igreja, faço parte deste corpo"



A canção "Evangelho de Fariseus" de composição da cantora gospel Aymeê Rocha, que também a interpretou no reality show Dom Reality, viralizou de forma surpreendente nas redes sociais, assim como trouxe muita polêmica e comentários de líderes religiosos e internautas de maneira geral. (Veja aqui)

Um grande número, entre aqueles que se auto denominam "desigrejados", aplaudiram, justificando sua condição de não mais participarem da Igreja, o que chamam de "sistema religioso", generalizando sua "ojeriza" pela Igreja como instituição.

Outros talvez, pelo motivo de não cumprirem os princípios e a missão dada por Jesus à Igreja, tenham se sentido ofendidos com a legítima exortação da cantora e compositora Aymeê Rocha, que trouxe referências bíblicas e críticas à sociedade atual, ressalvando algumas questões que, mesmo a Igreja cumprindo o seu papel, não isenta o governo do cumprimento de suas obrigações para com as políticas públicas.

Quanto ao que concerne à Igreja como Corpo de Cristo, entendo que a exortação é pertinente e necessária, no entanto, entendo também, que a música foi utilizada pelos comentaristas, como uma espécie de desabafo oportunista contra a Igreja de forma generalizada, e isso sim não é pertinente.

A pergunta que não quer calar é: "Existem Igrejas e Cristãos que não cumprem a sua missão?", claro que existem, por outro lado, "Existem Igrejas e Cristãos que cumprem biblicamente a sua missão?", é claro que sim, portanto vale aqui a máxima de que "toda generalização é extremamente perigosa".

O próprio Jesus lidou com os fariseus, "batendo de frente" sempre que necessário, também com um traidor no seu colegiado e através de parábola alertou seus discípulos sobre o joio no meio do trigo, e a paciência devida para se aguardar "aquele dia" para a manifestação e punição, no sentido de não se atacar o trigo, senão vejamos:

"E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos arrancá-lo? Porém ele lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: colhei primeiro o joio e atai-o em molhos para o queimar; mas o trigo, ajuntai-o no meu celeiro". - Mateus 13:28-30

O apóstolo Paulo sobre os que na sua época já anunciava o evangelho de forma ilegítima, senão vejamos:

"Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa mente; uns por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho; mas outros, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões. Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento, ou em verdade, nisto me regozijo e me regozijarei ainda. Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo", - Filipenses 1:15-18, portanto não há novidade debaixo do céu.

As Igrejas, pastores e cristãos que cumprem a sua missão, não devem se ofender, até porque tais ensinamentos e ações já fazem parte do seu dia a dia, com evangelização, investimento na obra missionária, na área social e espiritual, etc..., incentivando a Igreja sair das "quatro paredes" de todas as formas possíveis, ficando claro que "a carapuça não lhes serviu"

Aqueles que se sentiram exortados, também não precisam se ofender, é somente refletir suas ações e rever seus conceitos, afinal de contas o escritor aos Hebreus já nos alertava sobre isso: "E, na verdade, toda correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas, depois, produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela". - Hebreus 12:11.

E para tanto, o próprio Senhor Jesus também aconselhou a Igreja de Éfeso: "Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres". - Apocalipse 2:4,5

Recebi algumas sugestões de pauta para publicar algo aqui sobre o tema e discussões, porém, por não conhecer a trajetória e nem o pensamento da compositora cantora, além da própria letra da música, nada tinha escrito até agora, no entanto, o pronunciamento ora publicado, conforme vídeo abaixo, contendo a frase: "Tenho esperança na Igreja, tenho fé na Igreja, acredito na Igreja, faço parte deste corpo", me fez entender como uma crítica legítima, não de quem "abandonou o barco", mas de quem está dentro dele e, luta por ele, entenda-se "Igreja"

Soli Deo Glória

Seu conservo em Cristo,
Pr. Carlos Roberto Silva

 ASSISTA AQUI

3 comentários:

  1. É lógico que existe os dois lados da moeda, mas no meu entendimento é mais prejudenlcial a igreja expor certa situações tem hora e lugar certo, mas lógico que fica a reflexão e podemos falar Que tudo coopera para o bem dos que amam a Deus
    Sola
    Sola

    ResponderExcluir
  2. Isso aí meu pastor, generalizar prejudica a aqueles que fazem o papel da igreja na terra e prejudica profundamente a evangelização de novos cristãos.
    Muito me intristece ver crentes expondo a igreja perante ímpios.

    Deus abençoe pastor!!

    Pr teilor aqui

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente pastor

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...