domingo, 19 de abril de 2020

Cidade bíblica de Ziclague pode ter sido encontrada por estudantes em Israel

Descobertas arqueológicas em Israel sempre chamam atenção de teólogos no mundo inteiro, e não por acaso, tendo em vista que sítio arqueológico no país abriga dados históricos relatados no Antigo e Novo Testamentos, como a cidade bíblica de Ziclague.
No início deste ano, por exemplo, artefatos que datam do século 12 a.C. foram encontrados em uma região de Israel onde estudantes de arqueologia acreditam ter sido o verdadeiro local de Ziclague.
"Nosso sítio está cronologicamente no período de tempo certo e, à medida que escavamos e descobrimos o quão significativo esse lugar era de uma perspectiva política, econômica e geográfica, o identificamos como um local bíblico", explicou Kyle Keimer, um dos líderes do estudo, em comunicado.
No ano passado, arqueólogos já haviam encontrado em uma jazida de Khirbet al Rai artefatos que indicariam a localização de Ziclague, como vasos de barro. Todavia, a certeza sobre a descoberta não foi unânime.
O professor Yosef Garfinkel, da Universidade Hebraica de Jerusalém, em parceria com uma equipe da Universidade de Macquarie de Sydney, consideraram na época que a região pode ser um dos 12 locais possíveis onde foi a verdadeira Ziclague, segundo informações do R7.
Na descoberta atual, os arqueólogos acreditam ter descoberto a real localização da cidade por causa de um número maior de indícios. Eles acharam, por exemplo,  uma estatueta de bezerro de bronze, dois selos, cerâmica decorada com arte canaanita e filisteia e uma estatueta do deus Baal.
Os artefatos seriam da mesma época e cultura da cidade Ziclague, a qual teria sido dada pelo rei filisteu Aquis, de Gate, ao rei Davi, conforme descreve a passagem de 1 Samuel 27:6, como está escrito: "Então lhe deu Aquis, naquele dia, a cidade de Ziclague (por isso Ziclague pertence aos reis de Judá, até ao dia de hoje)".
"Quando realizamos uma escavação arqueológica, temos grandes esperanças e baixas expectativas, mas é claro que é maravilhoso quando fazemos descobertas emocionantes", disse Gil Davis, um dos responsáveis pelo projeto, segundo informações da revista Galileu.
Fonte: Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...