segunda-feira, 22 de junho de 2020

Estudo comprova relatos bíblicos de sacrifícios de pombos nos templos da antiga Jerusalém

Segundo um estudo publicado na revista científica Bulletin of the American Schools of Oriental Research (ASOR), pássaros como pombos eram sacrificados na antiga Jerusalém em templos. A afirmação está em acordo com trechos bíblicos que reforçam a importância do animal na região.
Em Gênesis 8:10-11, por exemplo, temos: "[Noé] esperou ainda outros sete dias, e tornou a enviar a pomba fora da arca. E a pomba voltou a ele à tarde; e eis, arrancada, uma folha de oliveira no seu bico; e conheceu Noé que as águas tinham minguado de sobre a terra".
Em Levíticos 5:7 diz: "Mas, se em sua mão não houver recurso para gado miúdo, então trará, para expiação da culpa que cometeu, ao SENHOR, duas rolinhas ou dois pombos; um para expiação do pecado, e o outro para holocausto".
Alguns especialistas, porém, eram céticos quanto ao uso do animal para sacrifícios. "Todos os animais que são definidos como sacrifícios na Bíblia são espécies domesticadas, enquanto pombos não são o que as pessoas pensam como domesticadas. Portanto, alguns estudiosos da Bíblia afirmaram que as pessoas naquela época não sacrificavam pombos, mas sim galinhas que eram domesticadas", explicou a arqueóloga Abra Spiciarich, da Universidade de Tel Aviv.

A pesquisadora liderou uma equipe que descobriu diversos restos mortais de pássaros em 19 pontos específicos de Jerusalém. Eles foram encontrados principalmente em locais próximos ao Monte do Templo, entre o período do Primeiro Templo ou da Idade do Ferro II, entre 1.000 e 586 a.C.
Como foram desenterrados em pontos que estavam ligados à religião, e estavam quase ausentes em áreas habitadas por indivíduos comuns, Spiciarich acredita que isso confirme as histórias bíblicas de uso de pombos para sacrifício.
"Isso realmente mostra uma fronteira sobre como se usavam os animais, um tópico sobre o qual aprendemos também em outros textos, como Flávio Josefo [historiador] e o Novo Testamento. A história é refletida nos textos e na arqueologia", concluiu a arqueóloga.
Fonte: Aventuras na História – UOL via Folha Gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...