quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

O Ministério Pastoral na História da Igreja - Do Século I ao Século XXI - Novo livro do Pr. Altair Germano


Pr. Altair Germano lança seu mais um livro: O Ministério Pastoral na História da Igreja - Desenvolvimento, Teologia e Prática


Apresentação


A ideia de escrever o livro que o leitor tem em mãos surgiu de uma percepção acerca da necessidade de uma obra que resgatasse a história do desenvolvimento prático e doutrinal do ministério pastoral, e assim contribuir para um maior conhecimento sobre o assunto, e com isso, para o melhor desempenho daqueles que foram vocacionados e que servem ao Senhor (ou que ainda o servirão) apascentando o seu rebanho.


A minha pesquisa sobre o assunto parte do Novo Testamento, onde vemos o ministério pastoral ser exercido inicialmente pelos apóstolos, e posteriormente por bispos ou presbíteros por eles constituídos.


Em seguida me debruço sobre os Escritos dos Pais da Igreja, dentre eles, Irineu de Lião, Clemente de Roma, Inácio de Antioquia, Cipriano de Cartago, Eusébio de Cesaréia, João Crisóstomo e Agostinho de Hipona.


Da Idade Média destacamos os escritos de Gregório Magno, do teólogo escolástico Tomás de Aquino, de John Wyclife e John Huss.


Da época da Reforma analisamos as contribuições de Erasmo de Roterdan, de Martinho Lutero, João Calvino, Martin Bucer e Filipe Melanchthon. Passamos então aos puritanos Richard Baxter e John Owen, e depois a John Wesley, Charles Spurgeon, Donald Gee, D. Martyn Lloyd-Jones, John Stott e Warren W. Wiersbe.


Os principais documentos Conciliares e Oficiais, Confissões e Declarações de Fé das diversas tradições cristãs, e de obras mais recentes sobre o tema aqui abordado foram também objeto de nossa pesquisa.


Em razão disso, a presente obra é farta em citações diretas de traduções das fontes primárias para a língua portuguesa, inglesa e italiana, dando assim ao leitor a oportunidade de conhecer na íntegra diversos textos que saíram das mãos daqueles que tanto contribuíram para o registro histórico, e para a produção da teologia pastoral ou ministerial.


Enquanto escrevia esta obra fui profundamente impactado e edificado pela história e pelos textos doutrinários que tive acesso, e espero que a mesma experiência seja vivenciada pelos leitores. Vale ressaltar, que o leitor vai se deparar, também, com documentos e outros escritos, que apontam para um desvio doutrinário e prático do ministério pastoral em diversas questões, e que assim se afastaram dos princípios e fundamentos das Sagradas Escrituras.


Espero em Deus poder contribuir com o presente livro para um maior conhecimento histórico sobre o ministério pastoral, e com isso, para uma maior compreensão e melhor prática deste ministério no presente, e para a transmissão destes conhecimentos e práticas às gerações futuras de pastores vocacionados pelo Senhor para apascentar as suas ovelhas e rebanho. 


Pr. Altair Germano

O autor


Saiba mais no Blog do Autor



MINHA RECOMENDAÇÃO


O autor de "O Ministério Pastoral na História da Igreja - Do Século I ao Século XXI"  Altair Germano, já é reconhecido em todo o Brasil, como pastor, escritor de vários livros, teólogo e conferencista, o que dispensa apresentações e, pela sua própria fala na lavra introdutória, dá para se ter uma idéia do fôlego com que o tema é retratado.


O novo livro que deve ser lançado já no primeiro trimestre de 2021 pela Editora Fiel, pela sua relevância e robustez de conteúdo discorrido em cerca 400 páginas, torna a obra como uma leitura pertinente e necessária para estudantes de teologia, pesquisadores do mundo acadêmico, bem como para todos os obreiros de maneira geral, que querem acrescentar seus conhecimentos e colocarem em prática no exercício do Ministério Pastoral.


Portanto, definitivamente recomendo "O Ministério Pastoral na História da Igreja - Do Século I ao Século XXI" do Pr. Altair Germano.


 Pr. Carlos Roberto Silva

Pastor Presidente da AD Cubatão

Presidente da COMADESPE - Convenção dos Ministros das Assembleias de Deus no Estado de São Paulo e Outros  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...