sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Igreja Batista, excluída da Convenção por batizar gays, é reconhecida Patrimônio Material e Imaterial


A Igreja Batista do Pinheiro, em Maceió, recebeu da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) o reconhecimento de Patrimônio Material e Imaterial do Estado. O título foi publicado no Diário Oficial Eletrônico de quarta-feira (6).

Com cultos realizados aos domingos, a igreja segue viva dentro do Pinheiro, que se tornou praticamente um bairro fantasma por causa da desocupação de imóveis provocada pelo processo de afundamento do solo na região.

A igreja foi a primeira na cidade a fechar por causa da pandemia e a última a abrir. No mês de julho deste ano, os cultos voltaram de forma presencial, mas as transmissões pela internet continuaram. O pastor Wellington Santos conta como tem sido esse trabalho de resistência dentro do Pinheiro.

Não tem sido fácil, mas estamos aqui seguindo com os trabalhos. Não dá para ter culto à noite, por exemplo, as pessoas se sentem muito inseguras. O bairro está completamente desocupado, um cemitério, mas seguimos aqui lutando e resistindo até o fim”, diz o pastor da IBP.

O pastor comemora o reconhecimento de patrimônio imaterial e ressalta a luta da igreja para combater o preconceito e a disseminação do ódio.

Temos muita história para guardar na memória, principalmente a luta que a gente vem travando pelos direitos da mulher, contra a LGBTfobia, contra o racismo. É possível ser igreja e lutar para ser algo além de um discurso. As pessoas vão lembrar que houve uma igreja evangélica que disse não ao ódio”, ressaltou o pastor.

O trabalho de acolhimento aos grupos minoritários não é de hoje. Em 2016, a Igreja Batista do Pinheiro chegou a ser excluída da Convenção Batista Brasileira (CBB) por realizar o batismo de membros assumidamente homossexuais.

Apesar das críticas, a luta continua, assim como a esperança em dias melhores.

Não sabemos como vai ficar a nossa situação, mas podemos garantir que vamos lutar até o fim. Somos uma comunidade de fé e vamos seguir resistindo”, garantiu o pastor.

Exclusão da CBB

A Igreja Batista do Pinheiro (IBP), em Maceió, foi excluída da Convenção Batista Brasileira (CBB) por realizar, desde fevereiro de 2016, o batismo de membros assumidamente homossexuais.

O batismo de homossexuais passou a ser praticado pela IBP após uma assembleia extraordinária que contou com a maioria dos votos dos membros.

No documento, publicado no perfil da CBB no Facebook, eles afirmam que a igreja de Maceió fere a constituição da convenção e a palavra de Deus.

A diretoria da CBB entende que a Igreja Batista do Pinheiro tem seu direito à autonomia (…), mas ao tomar isoladamente esta decisão, desconsiderou o espírito cooperativo e participante entre as igrejas batistas e expôs a denominação diante de uma situação desconfortável perante à mídia como se agora os batistas aceitassem livremente como membros de suas igrejas pessoas homoafetivas”, diz trecho da declaração.

Fonte: G1 via Folha Gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...