segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Ucrânia x Rússia: Evangélicos de ambos os lados ainda confiam em uma resolução pacífica

Para a maioria dos evangélicos ucranianos e russos, a esperança de paz e a expressão de sua fé transcendem as divergências políticas.

A fronteira entre a Rússia e a Ucrânia tornou-se palco de tensões regulares desde os protestos que começaram em novembro de 2013, conhecidos como Euromaidan, que terminaram com a mudança de governo em Kiev, a anexação da Crimeia pela Rússia, a guerra na região de Donbas.

Nas últimas semanas, no entanto, essa tensão atingiu níveis que mais uma vez levantam seriamente a possibilidade de um confronto armado em maior escala.

Embora Moscou já tivesse planejado enviar 100.000 soldados para a fronteira em abril de 2021, recuou em junho e a tensão não atingiu o impacto diplomático que agora está provocando. Nos últimos dias, o Reino Unido e os Estados Unidos anunciaram a retirada de pessoal não essencial das suas embaixadas em Kiev, um passo que não foi seguido pela União Europeia.

Washington DC, capital dos EUA, mobilizou 8.500 soldados para apoiar os exercícios da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) no território, e outros países aliados estão enviando recursos militares. O presidente dos EUA, Joe Biden, chegou a afirmar que seu colega russo, Vladimir Putin, "vai testar o Ocidente e a OTAN" e "pagar um preço alto e caro".

Na Europa, alguns analistas apontam o presidente francês Emmanuel Macron e o anúncio de seu encontro com Putin como um dos poucos recursos restantes para salvar uma mediação pacífica. "A Rússia não quer ver a Ucrânia como um país neutro, mas sim como um aliado", diz o analista russo Oleg Ignatov.

Quais são as chances de uma invasão?

Apesar da intensidade das manobras militares na fronteira, o ministro da Defesa ucraniano, Oleksiy Reznikov, tentou reduzir os rumores de guerra. "Não há razão para pensar que […] uma invasão vai acontecer do ponto de vista militar", disse. "Pânico e medo são o que mais chama a atenção", lamentou, ao se referir à forma como a mídia internacional está noticiando a situação.

A nível de base, a percepção parece ser diferente. Anatoly Kaluzhny, pastor evangélico em Kiev, observa "muitos sentimentos na Ucrânia", mas uma presença clara de "medo". É "um sentimento muito natural" nos dias de hoje, mas deve ser "controlado", diz ele em um vídeo postado no Facebook. "Deus está no controle e nada do que pode acontecer é sem a vontade dele" , diz.

Atualmente, os ucranianos estão se manifestando nas ruas, literalmente, pedindo para "parar" a Rússia. Ruslan Kukharchuk, presidente do movimento civil cristão Vsi razom! (Todos Juntos) e da associação de jornalistas cristãos Novomedia , lembra que em 2014, "o governo russo proclamou formalmente que não ia conquistar a Ucrânia, mas infelizmente não há motivos para estar confiante porque ocuparam Donetsk, Lugansk e toda a península da Crimeia".

Os cidadãos do país do Leste Europeu estão sob "estresse e expectativa de longa duração. A moeda nacional ucraniana caiu de preço. Parceiros estrangeiros estão cancelando suas viagens de negócios à Ucrânia".

A esfera evangélica na Rússia

Do outro lado da fronteira, os cristãos estão vendo uma invasão russa menos provável. É o caso de Vitaly Vlassenko , secretário-geral da Aliança Evangélica Russa , que disse ao Protestante Digital: "Acho que tem a ver com as conversações Rússia-OTAN e exercícios militares planejados na área. Continuo acreditando que a Rússia não é um país de agressão".

A Rússia não tem interesse em iniciar o que pode se tornar uma guerra global, acredita ele. "Na minha opinião, o governo russo gostaria de ter relações mais próximas e amistosas com o ucraniano, mas não sabe como fazê-lo direito e está tentando resolvê-lo por meio de pressão econômica, política e militar".

Falando dos cristãos na Rússia, Vlasenko sublinhou que "todos os sindicatos e organizações evangélicas que são membros da Aliança Evangélica Russa são pacíficos para com todas as pessoas, tratam seus irmãos e irmãs na fé na Ucrânia, bem como em outros países, com profundo respeito."

As posições de Moscou têm a ver com o avanço da OTAN no Leste Europeu, com as novas adesões da organização de segurança no Leste Europeu: Romênia e Bulgária aderiram à aliança em 2004, Montenegro em 2017 e Macedônia do Norte em 2020.

Em conversa com o presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, Vladimir Putin teria expressado uma demanda para retornar à situação em 1997, quando a OTAN estava praticamente limitada a países da parte ocidental do continente.


Desde o início do conflito em 2014, mais de 10.000 pessoas morreram.

William Yoder, um analista evangélico baseado na Rússia, afirmou em um artigo recente que "os russos insistem em manter bons pensamentos sobre seus vizinhos ocidentais, incluindo aqueles além do Atlântico (…) concluem que 95% dos russos desejam uma solução pacífica para o dilema ucraniano", mas que isso é difícil com a crescente presença de aliados dos EUA perto de suas fronteiras.

"Ele espera pela 'Finlandização' da Ucrânia, ou pelo menos de uma metade oriental militar neutra do país. O Kremlin está muito aberto a tais esforços; A Ucrânia voltaria a ser uma ponte entre os blocos".

Oração, oração, oração

A religião está presente no conflito. Especialmente na esfera da Igreja Ortodoxa . Em janeiro de 2019, Constantinopla concedeu total autocefalia e independência ao Patriarcado de Kiev, que já no final de 2018 havia reivindicado o controle de mais de 7.000 paróquias do país.

As comunidades cristãs evangélicas também não ficaram isentas do efeito do clima de hostilidade em que vivem há anos, com fortes opiniões veiculadas nas redes sociais de ambos os lados.

Para a maioria dos evangélicos ucranianos e russos, no entanto, a esperança de paz e a expressão de sua fé transcendem as divergências políticas. "A fé não é um jogo de 'talvez, sim ou não'", diz Vitaly Vlasenko, ao chamar "todas as pessoas de boa vontade a se unirem em oração (…)".

"Oramos todos os dias em nossas igrejas", acrescenta, "clamando a Nosso Senhor Jesus Cristo pela paz e harmonia em nosso continente europeu". Entre os pedidos estão "a busca por mediadores". De fato, a Aliança Evangélica Russa acredita que a Aliança Evangélica Mundial (WEA) deve ser considerada uma mediadora no conflito.

Ao longo do mês de janeiro, "os evangélicos ucranianos organizaram muitas campanhas de oração e jejum nas igrejas locais e em todo o país", diz Kukharchuk. As estações de televisão evangélicas até transmitiram programas de oração 24 horas por dia. "É difícil responder o que aconteceria se as tensões aumentassem ainda mais … Claro, grande parte da população civil se tornaria refugiada, procurando locais pacíficos para suas famílias. Como centenas de milhares fizeram em 2014, eles se mudaram para regiões não ocupadas da Ucrânia ou mesmo para o exterior. Outra grande parte da sociedade vai defender a terra natal com armas na mão", observa.

A igreja de Kaluzhny, o pastor em Kiev, é uma daquelas congregações que "oram pela Ucrânia todos os domingos, e com um cântico especial". Mas os cristãos comprometidos também devem ser conhecidos por serem "úteis para os outros, trazendo a paz de Deus para os outros". Ele é encorajado a ver um número crescente de "capelães cristãos para hospitais, para o exército, voluntários".

"Se você conhece e ama a Deus, se você ama a igreja, então vamos nos unir em oração , confiar em Deus e manter a paz em nossos corações". Ele também ora pelo povo russo, suas igrejas e até por Vladimir Putin: "Deus pode detê-lo", diz o pastor.

AEE: "Estamos orgulhosos de todos os evangélicos que atuam como pacificadores"

O secretário-geral da Aliança Evangélica Europeia (AEE), Thomas Bucher, lamentou que "a ameaça de invasão gera ainda mais ansiedade, mesmo sem que ocorra qualquer intervenção militar". A AEE "não quer ver mais violência, morte, destruição e violação dos direitos humanos".

"Tanto a Rússia quanto a Ucrânia são nações soberanas, tendo o direito de viver sem medo de ataques, mas também tendo o dever de viver pacificamente como vizinhos", diz Bucher. "Como a Rússia anexou a Crimeia e mostra continuamente seu descontentamento, não é surpresa que a Ucrânia busque a ajuda de outros para se defender contra seu poderoso vizinho". De diferentes maneiras, "cada lado pode se sentir ameaçado pelo outro, mas isso não é absolutamente nenhuma justificativa para o conflito".

A Aliança Evangélica Europeia lamenta que "a verdade seja sempre a primeira vítima de tais conflitos" e reitera que "precisamos orar para que os pacificadores e os defensores da verdade falem alto na Rússia, na Ucrânia e nos territórios autônomos. Estamos orgulhosos de todos os evangélicos desempenhando esses papéis na Ucrânia e na Rússia".

A AEE por fim, pede novamente "oração por todos os que vivem com medo da guerra e por aqueles que sofrem no leste da Ucrânia".

Fonte: Folha Gospel com informações de Evangelical Focus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...